Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora de Aparecida na Esplanada dos Ministérios
As comemorações oficiais se iniciaram às 9h com a Santa Missa, em que a temática foi o público infantil, já que no 12 de outubro também é comemorado o Dia das Crianças
Centenas de fiéis compareceram à Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (12/10) para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.
As comemorações oficiais se iniciaram às 9h com a Santa Missa, em que a temática foi o público infantil, já que no 12 de outubro também é comemorado o Dia das Crianças.
Neste ano, a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Jometito Ferreira, eclesiástico da Infância e Adolescência Missionária.
Após a missa, a arquidiocese de Brasília também organizou brincadeiras para a criançada durante toda a manhã desta quarta (12). Houve ainda distribuição de sorvetes.
À tarde, a programação foi voltada ao público adulto e se iniciou a partir das 13h, com a Tarde Mariana, com oração do Ofício da Imaculada Conceição, Catequese Mariana, oração do Santo Terço.
Apresentações para jovens, como a encenação teatral da Comunidade Católica Shalon, também fizeram parte da programação.
De acordo com a arquidiocese de Brasília, o momento mais aguardado da festa da padroeira é a Celebração da Santa Missa, ocorre às 17h, celebrada, este ano, pelo cardeal Dom Paulo Cezar. A Missa será concelebrada pelo do bispo auxiliar, Dom José Aparecido Gonçalves e por todo o clero.
À noite, a partir das 19h, começa a Procissão Luminosa, em que o arcebispo de Brasília segue dentro de um papamóvel (veículo próprio da arquidiocese) realizando uma missa e os fiéis seguem a pé, com velas nas mãos, em todo o trajeto da Esplanada, até a altura do Congresso e que se encerra em frente à Catedral. Durante o percurso serão concedidas três bênçãos: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias.
“Eu venho todos os anos porque minha formação é católica e eu sou devota de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, que é padroeira do Brasil, vim pra renovar minha fé, agradecer, estes últimos anos foram difíceis por causa da pandemia, agradecer pela saúde, pela família, segurança, pelo emprego, um teto, e pedir que nos próximos anos tudo melhore, e também pedir que os seres humanos se tornem melhores, aprendi que é mais agradecer do que pedir”, conta a empreendedora Patrícia Oliveira, uma das fiéis de Nossa Senhora, presente no evento.