Fenaj e Sindicato dos jornalistas do DF lamentam ataque a jornalista da TV Globo

Gabriel Luiz levou ao menos 10 facadas na porta do prédio em que residia no Sudoeste

Entidades de classe lamentaram o ataque sofrido pelo jornalista da TV Globo Brasília, Gabriel Luiz, na noite dessa quinta-feira (14/4), no Setor Sudoeste, bairro nobre da capital.

O comunicador levou ao menos 10 facadas ao ser atacado por dois homens por volta das 23h, em frente ao prédio onde reside. Gabriel foi atingido no pescoço, tórax, abdômen, pulsos e perna esquerda.

Ele foi socorrido e encaminhado a Instituto Hospital de Base, onde passou por cirurgias e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com quadro grave, mas estável.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lamentou “a tentativa de assassinato” do repórter e editor da TV Globo.
A Federação afirmou que espera que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos.

O Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF) também se pronunciou sobre o caso. Pelo Twitter, a entidade pediu que “o caso seja investigado com rigor”.

Veja as notas na íntegra

Nota Fenaj

“A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lamenta profundamente a tentativa de assassinato do repórter Gabriel Luiz, ocorrida na noite desta quinta-feira (14/04), e deseja o restabelecimento do repórter, que segue internado no Hospital de Base, em Brasília.

A Federação espera que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos.

Diante da escalada da violência contra jornalistas no Brasil, é preciso uma averiguação criteriosa da motivação do crime, para que seja esclarecido se está vinculado ao exercício profissional.

A FENAJ reitera seu repúdio à violência, em especial a praticada contra profissionais da imprensa, que cumprem o importante papel de levar informações verdadeiras à sociedade.

Solidarizamo-nos com Gabriel Luiz e seus familiares.”

Nota SJPDF

O crime

A Polícia Civil do DF (PCDF) , por meio da 3ª DP, no Cruzeiro, investiga o crime. A princípio, a corporação afirmou que apura o caso como tentativa de latrocínio, mas não descarta nenhuma hipótese.

Câmeras de segurança flagraram o momento em que Gabriel é seguido pelos dois suspeitos. As gravações mostram o Gabriel caminhando pelo local do crime. Em seguida, aparece um suspeito e, logo depois, outro homem também caminhando. Após a aproximação, a dupla ataca o jornalista com a faca e sai correndo do estacionamento (veja vídeo abaixo).

De acordo com a TV Globo, a carteira de Gabriel e a faca usada foram encontrados perto de onde aconteceu o crime. A emissora afirmou ainda que o celular do jornalista está desaparecido.

Sair da versão mobile