Exposição de documentos históricos mostra relações diplomáticas entre Turquia e Brasil
A exposição estará aberta aos visitantes entre 2 de julho e 25 de julho de 2024, no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes, Lote J, em Brasília
Na noite da última terça-feira (2), em Brasília, a embaixada da Turquia promoveu a abertura oficial da exposição “As Relações entre a Turquia e o Brasil em documentos históricos“. Em seu discurso, o Embaixador da República da Turquia, Halil İbrahim Akça, lembrou da importância das relações diplomáticas entre os dois países.
“Em 2023, a Turquia comemorou o centenário de sua República e, como comemoração, a Embaixada da República da Turquia, em Brasília, organizou essa exposição, que mostra e celebra as duradouras e frutíferas relações diplomáticas, políticas, comerciais e consulares entre a Türkiye e o Brasil.”, ressaltou o embaixador.
Após a exposição, a embaixada ofertou um coquetel aos convidados. Estiveram presentes diplomatas, imprensa e autoridades brasileiras.
Foram exibidos 38 exemplares de correspondências e documentos oficiais, fotos cedidos pelos Arquivos do Estado Turco e também pelos arquivos do Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty e fotos do acervo da Biblioteca Nacional.
O acervo inclui documentos em português, inglês, francês e turco datados a partir de 1843 até 1931, entre eles a minuta do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação assinado entre o Império Otomano e o Brasil em 1858, e correspondências entre figuras históricas, como o Imperador Dom Pedro II e o Sultão Abdülaziz.
A exposição estará aberta aos visitantes entre 2 de julho e 25 de julho de 2024, no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes, Lote J, em Brasília.