Empreendedores do DF criam soluções voltadas à acessibilidade de pessoas surdas
Projetos foram os primeiros colocados no Pitch dos Pitches do Cocreation Lab DF

Dois projetos que oferecem acessibilidade para pessoas surdas com uso de tecnologia foram destaque na segunda turma do Cocreation Lab DF, maior rede de pré-incubação de negócios do Distrito Federal.
O primeiro colocado foi o VozLibras, um app que usa Inteligência Artificial (I.A) para fazer transcrições em tempo real de libras para texto e vice-versa. O segundo lugar foi para o Moldio, solução que usa o processo de escaneamento digital e impressão 3D para a produção de próteses auriculares.
O aplicativo VozLibras, idealizado por alunos e professores do SENAI GAMA DF, surgiu a partir da dificuldade do grupo para se comunicar com uma funcionária surda.
De acordo com os idealizadores do projeto, o uso de aplicativos para tradução em libras não é novidade, mas a maioria não consegue fazer a tradução com eficiência.
O diferencial foi o uso de inteligência artificial, representada pelo avatar Julia, a fim de produzir uma solução que permite a captura de voz e sua transcrição para LIBRAS, funcionando também ao contrário – de libras para voz.
Idealizadora do VozLibras, Isabel Fernanda de Araujo diz que a participação no Cocreation Lab DF “foi um divisor de águas”. Ela destaca que “a metodologia traz muita clareza, auxilia nos processos e ajuda a expandir nossa ideia. Tivemos a possibilidade de criar networking, com mentores de altíssimo nível”. A Moldio, que também se destacou na pré-incubadora, foi convidada para colaborar no desenvolvimento do app.
Aliás, o Moldio foi idealizado depois de uma consulta odontológica de Maria Madalena de Sousa Leite, criadora do projeto.
“Na ocasião, o dentista mostrou o processo de escaneamento digital e impressão 3D de próteses. Lembro que fiquei deslumbrada, enquanto observava a impressão rápida e precisa da prótese. Logo pensei, por que não fazer para os moldes auriculares?”
Ela inscreveu sua ideia no Cocreation e conseguiu desenvolver um protótipo.
O CocreationLab DF, aprovado no edital 03/2019 da FAPDF, é realizado por meio de uma parceria entre Finatec, UnB, IFB e Sebrae/DF.
A terceira turma já está em andamento em cinco polos: Campus Samambaia/IFB, Faculdade Gama da Universidade de Brasília (FGA/UnB), Universidade de Brasília Edifício CDT/UnB e Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião.