Embaixada do Senegal mostra conceito de “Teranga” em intercâmbio cultural no DF

O Senegal está localizado na extremidade do continente africano

Da musicalidade marcada pelos estilos melodiosos a gastronomia regada de mariscos e peixes, a cultura do Senegal foi mostrada aos diplomatas e personalidades do cenário brasiliense na tarde da última quinta-feira (26), em um evento no promovido pela Embaixada deste país, em conjunto com o Clube Internacional de Brasília.

Com o tema “Na Terra de Teranga”, o evento trouxe moda, cultura, música, gastronomia.

A embaixatriz do Gabão e presidente do Clube Internacional de Brasília, Julie Pascale Moudouté-Bell, explica que, além de apresentar a cultura senegaleza, um dos principais objetivos da solenidade é “promover o intercâmbio cultural e a integração social entre brasileiras com as estrangeiras em missão diplomática nesta capital”, estreitando laços diplomáticos. Aproximadamente 160 pessoas estiveram presente no evento.

Teranga é uma palavra meio única. Não existe nenhuma palavra em português ou outra língua que possa traduzi-la. Porque terenga representa uma mistura hospitalidade, solidariedade e respeito aos seus e à cultura de um povo, um dos valores mais caros ao povo senegalês.

E o partilhar comida é uma das maneiras de os senegaleses demonstrarem afeição aos convidados, de demonstrarem este conceito de “teranga“.

Portanto, um dos diferenciais do trazido pela embaixadora do Senegal, Animata Fall Cissé, foi produzir refratários especiais com pratos culinários entregue aos convidados no final do evento, para que eles pudessem apreciar as iguarias em casa. Para se ter uma ideia da importância deste conceito de “terenga” para os senegaleses, a própria embaixadora colocou as mãos na massa e montou alguns destes refratários.

Pratos com camarão e arroz, frango e muita cebola; além de duas das bebidas mais tradicionais da culinária senegalesa, com hibisco, foram entregues aos convidados.

Músicos, com instrumentos típicos com tambores, mostrou aos convidados os ritmos mais tocados no país.

O Senegal está localizado na extremidade do continente africano. Além do francês, língua oficial falada por uma minoria, o país é multilíngue, onde fala-se cerca de 30 diferentes línguas.

Sair da versão mobile