Embaixada da Holanda celebra Dia do Rei e 50 anos da embaixada holandesa em Brasília
A economia holandesa atingiu recentemente 1 trilhão (1000 bilhões) de dólares e atualmente é a número 18 no mundo
Nessa quinta-feira (25), o embaixador do Reino dos Países Baixos para o Brasil, André Driessen, recebeu convidados em sua residência oficial, em Brasília, para comemorar o Dia Nacional, também conhecido por Dia do Rei. Na Holanda, a data oficial é dia 27 de abril, quando é comemorado também o aniversário do Rei Willem-Alexander, dia da maior celebração do país. Membros do governo, jornalistas, comunidade neerlandesa e parceiros marcaram presença no evento.
“Neste ano, no Dia do Rei, a nossa data nacional que simboliza a unidade das pessoas que compõem o Reino, celebramos os 50 anos da mudança da Embaixada para Brasília e as relação bilateral. Holanda e Brasil têm uma relação histórica e de amizade. Nos últimos 50 anos, nesta bela cidade modernista que nos acolheu tão bem, consolidamos a cooperação mútua em várias áreas. Através de uma exposição na recepção, mostramos alguns destaques. Estou muito entusiasmado com o que está por vir, pois Holanda e Brasil vão aprofundar ainda mais sua parceria, principalmente nos temas de agricultura sustentável, transição energética, água, logística verde e inovação,” disse Andre Driessen, embaixador do Reino dos Países Baixos para o Brasil.
A relação entre os Países Baixos e o Brasil é historicamente amistosa e de longa data, caracterizada por uma cooperação e coordenação bem-sucedidas em diversos campos. Dentro da relação bilateral, comércio e investimentos levam destaque. O Dia do Rei é uma ocasião para refletir sobre os laços sólidos que unem os dois países.
Economia e Sustentabilidade:
A economia holandesa atingiu recentemente 1 trilhão (1000 bilhões) de dólares e atualmente é a número 18 no mundo. Aparece em posições proeminentes nas listas de países inovadores e até mesmo dos países mais felizes no mundo.
A Holanda possui desafios de sustentabilidade, ligados à agricultura, transição energética, gerenciamento dos recursos hídricos e outros temas que visam garantir um futuro seguro para a população.
Essas questões são encontradas em várias regiões do mundo e se transformaram em oportunidades de cooperação entre países. Com o slogan #SolvingGlobalChallengesTogether, os Países Baixos estão fortalecendo os laços com o Brasil. Segundo a embaixada, esta possibilidade mútua de crescimento é visível em todos os setores econômicos prioritários, que são: transição energética, agricultura sustentável, inovação e água & logística sustentável.
Na cooperação na área de energia está sendo preparado um memorando de entendimento em conjunto com o ministério de Minas e Energia verde. Será assinado, ainda esse semestre, um documento sobre hidrogênio verde, que também é parte da cooperação bilateral na área de logística.
Os Países Baixos e o Brasil investem conjuntamente na criação de um corredor logístico para hidrogênio verde entre o porto de Pecém e o porto de Rotterdam.
Na área de agricultura sustentável, há uma cooperação ativa com várias visitas e intercâmbios de peritos com conhecimento em, por exemplo, agricultura de precisão e métodos que preservem a biodiversidade. Em novembro, uma missão holandesa virá ao Brasil para aprofundar o tema de bio insumos.
Inovação é uma cooperação já bastante sólida, os dois países organizam todo o ano uma reunião de comitê misto para definir os temas e a alocação de orçamento em ambos os lados para a cooperação científica e tecnológica e estão comprometidos com uma cooperação econômica mais estreita.
Este ano, a reunião ocorre em Brasília no dia 7 de maio. Ainda na área econômica, é dado um importante destaque ao meio ambiente e à mudança climática. A Holanda é uma interlocutora ativa com o governo brasileiro e com a sociedade civil nesses temas e no tema de combate ao desflorestamento com vários projetos e investimentos. Está sendo preparada uma visita do Enviado Especial para o Clima, príncipe Jaime de Bourbon, para o começo do segundo semestre.
A importância do Brasil para os Países Baixos:
O Brasil é o parceiro comercial mais importante para os holandeses na América Latina, com um volume de carga exportado no valor de 19,5 bilhões de euros em 2022. O país é também o quarto maior destino brasileiro de exportação no mundo, no valor de 24 bilhões de euros no mesmo ano. Roterdã é a porta para a Europa para muitos produtos exportados pelo Brasil. Além disso, é o segundo maior investidor direto no Brasil, com base em dados do Banco Central sobre 2022, com um total de 211,20 bilhões de euros, gerando em torno de 100.000 empregos
Defesa :
Os Países Baixos e o Brasil assinaram, em outubro do ano passado, um “acordo sobre informação classificada”. O acordo está atualmente em processo de ratificação. Uma das primeiras atividades dentro deste acordo é a aquisição prevista de cinco KC-390 aviões de transporte táticas da Embraer pela defesa holandesa. Tanto o acordo quanto a compra impulsionarão uma cooperação mais estreita, não apenas com a Holanda mas com a Europa, na área de defesa.
Cultura e projetos:
Cultura e patrimônio também fazem parte da cooperação bilateral e do Mapa. Além disso, a embaixada tem um edital que financia projetos brasileiros que preservem, promovam e / ou pesquisem a presença holandesa.
Foi organizado recentemente em Salvador um congresso internacional com apoio da Holanda, sobre o ano de 1624 , quando os Holandeses estiveram por lá, Na tentativa de conquistar a cidade.
O Dia do Rei é um “Dia Laranja” holandês, a cor refere-se ao sobrenome da Casa Real, Orange-Nassau. Todos que visitaram os Países Baixos durante essas celebrações certamente lembrarão da atmosfera festiva e relaxada em todo o país e dos trajes laranja criativos de todos que participam das celebrações. O Rei Willem-Alexander e sua família fazem parte das festividades, todos os anos em uma parte diferente do país.