Em dois dias, oito condutores embriagados são presos no DF. Veja vídeos – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Em dois dias, oito condutores embriagados são presos no DF. Veja vídeos

Metade das prisões aconteceu na BR-070, onde três motoristas tentaram fugir

Bafômetro
Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, entre sábado (24/7) e domingo (25/7), oito condutores embriagados durante uma grande operação de fiscalização nas rodovias do Distrito Federal e do Entorno. Metade das prisões foi na BR-070, onde três motoristas tentaram fugir.

Na madrugada de domingo (25/7), um dos condutores, um homem de 28 anos, pilotava uma moto na região de Taguatinga, quando avistou a fiscalização e tentou fugir pela contramão.

O motociclista foi abordado após perder o controle da direção e cair. O homem foi submetido ao teste do bafômetro, que acusou o índice de 0,65 mg de álcool por litro de ar expelido, o dobro do índice que configura crime de trânsito. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia.

Ainda no domingo, os policiais abordaram um motorista, de 43 anos, na BR-060, no Recanto das Emas. O homem estava aparentemente alcoolizado e aceitou fazer o teste do bafômetro. O resultado deu 1,22 mg de álcool por litro de ar expelido, quatro vezes mais que o índice que configura crime. Ele também foi encaminhado para a delegacia e o carro foi recolhido porque estava sem o licenciamento.

Crime

Dirigir sob a influência de álcool é crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, caso o índice seja superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido.

A pena é de seis meses a três anos de prisão, com multa e suspensão da habilitação.

Para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool com um índice abaixo de 0,3 mg, a multa é de R$ 2934,70 e o motorista pode ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses.

Quem se recusa a fazer o teste do bafômetro está sujeito as mesmas penalidades.

Veja vídeos dos flagrantes.