Em Brasília, clube é suspeito de furtar energia suficiente para abastecer 7 mil casas
O clube supostamente desviou 1.370.288 kWh
O Clube da Vizinhança, localizado na Asa Sul de Brasília, é suspeito de ter furtado energia elétrica suficiente para abastecer 7 mil casas por meio de ligação clandestina popularmente conhecida por “gato”.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (18/10), pela Neoenergia Brasília, que descobriu a ligação clandestina durante uma operação de fiscalização ainda no início do mês.
O clube supostamente desviou 1.370.288 kWh. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso.
“É importante lembrar que o furto de energia é uma prática ilegal que vem sendo amplamente combatida pela concessionária em todo o Distrito Federal”, explica o diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente, Gustavo Álvares. “Além disso, parte do valor da energia furtada acaba sendo compartilhada entre toda população. Na prática, os clientes que pagam suas contas de forma correta, acabam arcando com a energia furtada por aqueles que agem com má fé”, completa.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.
Os “gatos de energia” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, essa prática ilegal prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Segundo a Neoenergia, a população pode realizar denúncias sobre ligações clandestinas de energia por meio do telefone 116. As denúncias são anônimas.
OUTRAS OPERAÇÕES – No último mês de julho, a Neoenergia Brasília realizou duas fases da Operação Happy Hour e encontrou bares e restaurantes com irregularidades na medição consumida e mensurada pelos medidores de energia.
Um bar, localizado na Asa Sul, teve a fraude constatada. O volume de energia recuperado foi de 250 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 1.400 residências por um mês. Poucos dias depois, mais quatro estabelecimentos comerciais foram pegos. Três deles estão localizados na Asa Sul e outro em Águas Claras. O volume de energia recuperado foi de 1.043 milhões de kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 5.800 residências por um mês.
Já no último mês de agosto, a Neoenergia Brasília realizou a operação batizada de “Massa Fresca”, em parceria com a 20ª e a 14ª Delegacias de Polícia, além do Instituto de Criminalística (IC). Na ação, a distribuidora encontrou três estabelecimentos – duas padarias e uma pizzaria -, localizados no Gama, com irregularidades na medição consumida e mensurada pelos medidores de energia. O volume de energia recuperado foi de 450 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 2.500 residências por um mês.