Em apoio à campanha, TJDFT ilumina prédio para Setembro Amarelo

O mês é destinado a prevenção do suicídio

Em apoio à campanha do Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção do suicídio, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) iluminou o Fórum de Brasília. O tom amarelo é um símbolo do combate a essa prática, ainda pouco comentada e considerada por muitos como um estigma.

Ainda para abordar o tema, os programas do Tribunal vão abordar a questão do suicídio para somar esforços à campanha. No “Viva bem, trabalhe melhor” a entrevistada será a psicóloga do TJDFT Daniela Prieto, mestra e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília e membra da Sociedade de Psicanálise de Brasília.

Já no programa “Prioridade Absoluta”, a convidada é a supervisora da Seção de Atendimento à Situação de Risco da Vara da Infância e da Juventude do DF, psicóloga Niva Campos, que irá falar sobre o assunto, contudo, com uma visão mais aprofundada e focada na abordagem do tema contextualizado ao público infanto-juvenil.

Campanha

No Brasil, o Setembro Amarelo começou a ser celebrado em 2014, quando ganhou projeção nacional por trazer informações claras e corretas sobre as mortes por suicídio e como evitá-las. As campanhas reforçam que a prevenção passa pelo tratamento adequado das doenças mentais que levam pessoas a tirar a própria vida – 96,8% dos suicídios estão relacionados a algum transtorno psiquiátrico sem acompanhamento médico.

Se você conhece alguém ou está precisando de ajuda, o Centro de Valorização da Vida (CVV) dispõe de atendimento gratuito. Basta discar o telefone 188 (o atendimento é 24h, sem custo de ligação), ou ir pessoalmente a um dos mais de 120 postos de atendimento ou acessar o site.

O CVV conta com quase 4 mil voluntários, localizados em 24 estados e no Distrito Federal.

Sair da versão mobile