Eleitores enfrentam mais de 1 hora de fila para votar em Brasília
Segundo o TRE-DF, não há qualquer problema com o sistema de votação
Eleitores de Brasília enfrentam mais de uma hora de fila para votar no primeiro turno das eleições neste domingo (2).
Segundo o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), não há qualquer problema com o sistema de votação e a expectativa é de que as filas comecem a diminuir a partir do início da tarde.
A Folha de S.Paulo registrou filas de mais de uma hora de espera em pelo menos três locais de votação, em Brasília e em Sobradinho, no entorno da capital federal.
Apesar disso, o clima nessas localidades era de tranquilidade, com apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupando o mesmo ambiente e esperando na mesma fila de forma pacífica.
De acordo com a Transparência Eleitoral Brasil, que monitora a votação deste domingo, um eleitor demora de três a quatro minutos para concluir sua escolha de deputados, senador, governador e presidente -com exceção daqueles em situação de trânsito, que votam apenas no último cargo.
A entidade disse ter recebido informações de alguns problemas com urnas (mas todos insignificantes) e diversos relatos de filas longas.
“Os observadores não testemunharam nenhum problema com as urnas que tivessem o condão de comprometer a integridade da eleição”, acrescentou a entidade em nota.
A Transparência Eleitoral Brasil realiza a Missão de Observação Eleitoral Nacional e acompanha a votação em 15 estados e 32 cidades.
Por João Gabriel