Dose de reforço para idosos com 80 anos e vacinação de adolescentes com 12 começam nesta terça-feira (28/9)

Em ambos os casos, só está permitida a aplicação da Pfizer

O Distrito Federal vai começar, nesta terça-feira (28/9), a vacinação de reforço dos idosos com 80 anos ou mais que tenham se imunizado com a segunda dose contra a covid-19 há, pelo menos, seis meses. Além disso, no mesmo dia, será a vez dos adolescentes com 12 anos tomarem a primeira dose. Em ambos os casos, só está permitida a aplicação da Pfizer.

As informações foram confirmadas durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (27/9), com a presença do secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

Doses de reforço

A aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos a partir de 80 anos deve contemplar um grupo de aproximadamente 40 mil pessoas nesta faixa etária. “Essa estimativa é referente aos imunizados há seis meses, no mínimo”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Segundo ele, a procura pelo reforço está baixa, o que preocupa o governo. “Temos visto uma baixa aceitação. Foram somente pouco mais de duas mil vacinas aplicadas até o momento em idosos com 85 anos”, relatou Valero.

Vacinação dos adolescentes

Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é que cerca de 41 mil adolescentes com 12 anos comecem a imunização nesta terça-feira (28/9).

De acordo com o subsecretário, com a imunização desta faixa etária, o DF chega ao último grupo previsto pelo Ministério da Saúde. “Ainda há muito caminho para ser percorrido com a segunda dose e a de reforço, mas já é um grande avanço”, afirmou.

No fim de semana, uma nova remessa com mais 67 mil doses da Pfizer chegou ao DF.

 

 

Sair da versão mobile