Dois pacientes do DF infectados com ômicron foram vacinados contra Covid com dose de reforço – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Dois pacientes do DF infectados com ômicron foram vacinados contra Covid com dose de reforço

Ambos estão isolados, um com sintomas leves e outro assintomático

Covid-19
Foto: Débora Barreto/Fiocruz

O Ministério da Saúde, em coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (2/12), transmitida via canal do YouTube, a partir das 15h30, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e do governador Ibaneis Rocha, reafirmou a informação – antecipada no início da tarde por Ibaneis – de que há mesmo no DF dois casos de ômicron.

O secretário de Saúde do DF, general Manoel Luiz Narcaz Pafiadache confirmou para a imprensa os dois casos. Ambos estão isolados, um com sintomas leves e outro assintomático. Os dois seguem isolados.

Na coletiva, ressaltou-se ainda que os dois pacientes estavam vacinados, inclusive com doses de reforço. A orientação reforçada foi a da importância da testagem rápida e dos cuidados.

Até agora, são 26 os países que apresentam a nova variante ômicron, segundo mostraram os técnicos da Saúde do DF, por meio de monitoramento em tempo real. Reforços de vigilância em saúde e aumento da taxa de vacinação continuam, segundo especialistas, entre as medidas fundamentais para conter a crescente onda de Covid por ômicron.

De acordo com técnicos do Ministério da Saúde, há hoje no Brasil uma vigilância genômica em todos os estados, medida que serve para detectar – por exemplo – a nova variante ômicron.