Distrito Federal sedia reunião de secretários de segurança do país
Encontro ocorre na Residência Oficial de Águas Claras. Objetivo é discutir políticas públicas para combate à criminalidade
Secretários de Segurança Pública de todo país estão no Distrito Federal para a 79ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro começou na última quinta-feira (9/12) e continua nesta sexta-feira (10/12), na Residência Oficial de Águas Claras (Roac).
O objetivo é discutir políticas públicas para combate à criminalidade e troca de experiências e práticas exitosas entre os participantes.
Esta é a terceira reunião presencial, desde agosto. Até então, desde o início da pandemia, os encontros estavam ocorrendo no formato on-line. O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, preside o conselho, de forma interina. Segundo ele, os encontros são essenciais para atualização entre os gestores das pastas.
“O compartilhamento de experiências exitosas e projetos estratégicos dos diferentes estados pode contribuir com as políticas de segurança pública nacional e de outras regiões, já que o conselho é um órgão consultivo do Ministério da Justiça”, comentou Júlio Danilo. “O fortalecimento do colegiado, de forma atuante e integrada, é benéfico para todo o país”, completou.
Do Ministério da Justiça, participaram da abertura da reunião o secretário executivo Márcio Nunes; o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo; a secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ana Cristina Santiago; e o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Renato Paim.
As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes por ano, podendo haver convocação extraordinária a qualquer tempo.
O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.