DF recebe 40,1 mil doses da Janssen congeladas e não serão usadas

Imunizantes da Johnson & Johnson chegaram na manhã deste sábado (3/7). Nova remessa contra Covid-19 foi enviada pelo Ministério da Saúde, mas veio abaixo da temperatura recomendada

O Distrito Federal recebeu, na manhã deste sábado (3/7), 40,1 mil doses da vacina Janssen contra a Covid-19. A nova remessa do imunizante norte-americano da Johnson & Johnson foi enviada pelo Ministério da Saúde. O transporte das vacinas ocorreu por meio do programa Avião Solidário da Latam.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou ao Mais Brasília, que no momento da conferência na Rede de Frio Central, foi observado que as vacinas estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para o imunizante, que é de 2º C. Diante disso, a pasta acionou o Ministério da Saúde.

“A orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento”, afirmou a secretaria

O ministério afirmou ao governo do Distrito Federal que, na próxima segunda-feira (5/7), solicitará análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas.

Agendamento

Também neste sábado, a Secretaria de Saúde do DF abriu o agendamento da vacina para pessoas com idades entre 44 e 45 anos. Serão 39.760 vagas destinadas para as faixas etárias, sendo 2.760 doses do imunizante da Pfizer-BioNTech recebidas na sexta-feira (2/7). As outras 7 mil vagas são do agendamento para pessoas acima de 46 anos que continua aberto no portal da secretaria.

Até o momento, 1.005.782 pessoas já foram vacinadas no Distrito Federal com a primeira dose e 344.171 receberam a segunda aplicação contra o novo coronavírus. Outras 15.881 receberam a dose única da vacina Janssen.

Sair da versão mobile