Distrital Agaciel Maia critica interdição de escola de samba Aruc – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Distrital Agaciel Maia critica interdição de escola de samba Aruc

A escola foi punida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (IBRAM) na última terça (20)

Foto: Carlos Gandra/CLDF

O deputado distrital Agaciel Maia (PL) foi à tribuna da Câmara Legislativa, na tarde desta terça-feira (27/9), para defender a escola de samba brasiliense Aruc, que foi multada e interditada por violar os limites de emissão sonora da Lei do Silêncio.

A escola foi punida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (IBRAM) na última terça (20), quando fiscais registraram emissão sonora de 69 decibéis, acima do limite estabelecido de 60 decibéis.

“Não se pode mais tocar um tambor na Aruc, essa escola de samba tão tradicional da cidade. Infelizmente a ganância do mercado imobiliário vem engolindo os espaços de lazer de Brasília. A estratégia deles é enfraquecer cada vez mais a Aruc para depois negociarem o terreno por uma fortuna”, criticou Agaciel.

A Aruc vem enfrentando uma ação judicial movida por um vizinho em 2020. Segundo a escola, tentativas de conciliação foram feitas, sem sucesso. O processo está com sua tramitação suspensa desde maio deste ano.

A Aruc foi fundada em 1961 e ocupa a mesma área no Cruzeiro desde 1974. A escola é a maior campeã do carnaval de Brasília com 31 títulos conquistados. A Aruc foi reconhecida pelo governo local como patrimônio cultural imaterial do DF em 2009.