DF segue em alerta amarelo para tempestades, segundo Inmet
Na terça, os acionamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para ocorrências relacionadas à chuva iniciaram-se a partir 11h20
O Distrito Federal está com aviso amarelo (perigo potencial) de tempestade até, pelo menos, a manhã desta quarta (1°). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na tarde da última terça (31), data em que caiu uma forte chuva em diversas localidades do DF, mobilizando várias equipes e viaturas dos bombeiros.
Na terça, os acionamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para ocorrências relacionadas à chuva iniciaram-se a partir 11h20.
Segundo a corporação, a maior parte das solicitações aconteceu por queda de árvores. Algumas das ocorrência assustaram populares e geraram forte impacto material, como o caso de uma árvore que caiu em cima de aproximadamente 18 veículos, no estacionamento ao lado do Conselho Federal de Medicina, na Quadra 616 Sul, na Asa Sul.
Os atendimentos aconteceram nos seguintes endereços:
Quadra 03 Conjunto J do Setor Sul do Gama, uma árvore caiu sobre a rede elétrica; na UBS 02 de Samambaia houve queda de árvore sobre veículos no estacionamento; no Setor hospitalar Sul, na Quadra 715 entre os Blocos A e B, uma árvore saiu em cima de três carros; na Quadra 616 Sul, no estacionamento ao lado do Conselho Federal de Medicina, uma árvore caiu sobre aproximadamente 18 veículos; na entrequadras 215/216 Sul, próximo à tesourinha, uma árvore caiu na pista, impactando o trânsito. No QCG da PMDF no Setor Policial Sul, uma árvore caiu sobre cinco veículos; naa Tesourinha da quadra 213/214 Sul, uma árvore obstruiu a via. No Altiplano Leste, Estrada Real, Rua 13, entre as chácaras 42 e 44 do Setor Interlagos, alguns galhos obstruíram a via, dificultando o trânsito. Já na QN 411 do Conjunto F em Samambaia, uma árvore caiu sobre a rede elétrica.
Nas ocorrências envolvendo energia elétrica, os bombeiros gerenciaram os riscos até a chegada da Neoenergia/CEB, para que fosse realizado o desligamento da rede elétrica. Foram utilizados equipamentos de corte (motosserra) para remover árvores que representavam risco e desobstruir vias que haviam sido bloqueadas, garantindo a segurança da população e minimizando os danos ao patrimônio.
Ainda de acordo com os bombeiros, não houve registro de vítimas decorrentes de nenhuma destas ocorrências.