DF registra mais 26 casos da variante delta e já tem transmissão comunitária
Ao todo, são 45 casos confirmados no DF até o momento. Três pacientes que foram contaminados pela variante indiana morreram
Durante uma coletiva de imprensa com a presença do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, nesta segunda-feira (26/7), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, confirmou que o DF registrou mais 26 casos da variante indiana delta.
Segundo Osnei, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) foi chamada para investigar a transmissão do coronavírus no Hospital de Apoio de Brasília (HAB), que tem, no total, 380 colaboradores.
“Foram feitos exames em servidores e pacientes da unidade nos dias 20 e 21 de julho”, ressaltou o secretário. Ao todo, foram confirmados 51 casos de Covid-19.
Dessas amostras, 29 foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) para ser feito o sequenciamento genético. “O resultado confirmou a presença de 26 casos da variante delta e três da variante gama, originária de Manaus”, completou Osnei, ressaltando que três pessoas morreram por causa da variante delta. As vítimas tinham comorbidades e não eram servidoras da unidade.
De acordo com o secretário, 38 pacientes estavam internados, sendo que 13 permaneciam assintomáticos e foram transferidos para outro hospital. Cinco pessoas continuam na unidade de apoio e 20 receberam alta temporária, mas seguem sendo monitoradas pela pasta. Novas internações estão suspensas por sete dias.
Desde o surto de casos no hospital, 190 trabalhadores já foram examinados. O restante deve ser testado até o fim da semana.
Osnei alertou ainda para o número total de casos da variante delta no DF. Já são 45 registros até o momento. “Precisamos continuar nos cuidando, essa variante chega a ser 60 vezes mais transmissível”, concluiu.