DF: Primeiro trecho do novo viaduto do Jardim Botânico é liberado para trânsito – Mais Brasília
Do Mais Brasília

DF: Primeiro trecho do novo viaduto do Jardim Botânico é liberado para trânsito

Obra conta com investimento total de R$ 33,5 milhões e tem gerado 300 empregos diretos e 100 indiretos; motoristas devem ficar atentos a mudanças na região a partir de segunda-feira (12)

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou, neste sábado (10), o primeiro trecho do viaduto do Jardim Botânico. Com isso, os motoristas que vão do Jardins Mangueiral pela Estrada Parque Contorno (DF-001) e quiserem acessar o Lago Sul pela Estrada Parque Cabeça de Veado (DF-035) podem utilizar a alça do balão aberta neste sábado.

“Esse viaduto era muito solicitado por toda a população dessa região, que cresceu muito. Aqui é a região dos condomínios, da DF-140, e aí, nós, com o DER e com a nossa equipe, resolvemos fazer esse viaduto. Estamos liberando essa primeira alça e, até outubro, a gente faz a entrega completa dessa obra para a população da região”, declarou o governador Ibaneis Rocha.

Com a liberação, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) vão realizar, a partir desta segunda-feira (12), das 6h às 9h, uma operação para dar mais fluidez ao trânsito no local. Assim, veículos que trafegam pela EPCT (DF-001) no sentido Jardins Mangueiral deverão acessar a EPCV (DF-035) e fazer o primeiro retorno para seguir em direção ao Mangueiral. Já quem vai em direção ao Plano Piloto, pode acessar a nova alça em direção ao Lago Sul.

“Nós vamos fazer uma operação aqui para deixar essa alça desse viaduto livre para quem vai descer. Ou seja, o maior movimento da manhã, que é de quem está descendo para o Plano Piloto, vai passar aqui livre. E aí a gente acredita que [os motoristas] vão ganhar muito tempo nessa descida”, destacou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior.

Para o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Martins, a liberação do primeiro trecho vai “facilitar a vida daqueles que querem ir para o Lago Sul ou que, muitas vezes, querem retornar para suas casas”. “Nós temos muitas escolas aqui. Às vezes, a pessoa deixa o filho na escola e tem que ir lá no balão da [ponte] JK para poder retornar. Isso facilitará. Além disso, é mais uma opção para quando nós temos problemas na ponte, que trava todo trânsito. Precisamos de alternativas e essa é uma alternativa importante que vai ajudar os moradores do Jardim Botânico.”

É o caso, por exemplo, do aposentado André Luiz Carvalho. “Qualquer tipo de acerto ali vai melhorar bastante, porque aqui dá um nó, para tudo, de manhã para lá [sentido Plano Piloto] e à tarde para cá [sentido Jardins Mangueiral]”, avaliou ele. “Para mim, que pego todo dia esse trânsito, vai melhorar bastante, porque de manhã é o caos aqui”, emendou o jardineiro Donizete Sousa, também morador da região.

Obra

Demanda antiga da população local, o novo complexo viário do Jardim Botânico terá dois viadutos em nível e uma trincheira em escavação com 1,5 quilômetro de extensão. O método de trincheiras usado é o mesmo usado em outras intervenções viárias do DF, como o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, e a divisão das vias será semelhante à estrutura atual do Balão do Aeroporto.

Serão três faixas em cada sentido. Quem estiver indo ou voltando da Ponte JK passará por baixo, enquanto aqueles que desejarem ir para o Lago Sul utilizarão a parte de cima. O objetivo é desafogar o trânsito na via, por onde circulam, diariamente, cerca de 50 mil veículos, oriundos de regiões como Jardim Botânico, São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.

No total, a obra conta com investimento de R$ 33,5 milhões e tem gerado 300 empregos diretos e 100 indiretos. Segundo o DER-DF, estão sendo executados na pista serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação e sinalização. Nos arredores dela, estão sendo construídos uma ciclovia, passarela e muro de terra armada, além de obras de urbanização e paisagismo. No atual estágio, também conforme o DER-DF, estão sendo feitos trabalhos de escavação e proteção das paredes laterais, pavimentação asfáltica da pista e construção de uma passarela para pedestres.

O governador projeta, para após a conclusão deste viaduto, a licitação para início das obras de um outro complexo viário na região, ligando São Sebastião ao Jardins Mangueiral. “É uma infraestrutura necessária, principalmente pelo crescimento populacional de toda essa região”, apontou Ibaneis Rocha. “E a gente quer exatamente isso, melhorar cada vez mais a vida das pessoas que resolveram morar em uma região tão bela quanto é o Jardim Botânico.”