DF não desobrigará o uso de máscaras, mesmo em 2º lugar em vacinação
Uma das perguntas feita pela imprensa aos secretários foi quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras
A coletiva concedida à imprensa pela Secretaria de Saúde do DF no início da tarde desta segunda-feira (23) mapeou a situação da Covid-19 em Brasília e no DF. Estiveram presentes os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha; de Saúde, Osnei Okumoto; e de Comunicação, Weligton Moraes, que atualizam informações sobre as ações do GDF no combate à Covid-19.
Durante a primeira etapa do evento, os secretários expuseram à imprensa os números do DF em relação ao combate a Covid-19 que, segundo o governo, são expressivos. Como por exemplo, o segundo lugar no ranking nacional de vacinação, atrás somente do estado de São Paulo.
Com 63% de imunização de toda a população do DF que tomou ao menos a primeira dose de vacina, os secretários se gabaram.
“Para nós, estes segundo lugar no ranking é como se fosse um primeiro lugar”, disse o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.
Foi apresentada ainda a porcentagem de vacinação em relação à faixa etária populacional. O destaque dado pelos secretários do GDF aos números foi com relação ao crescimento da porcentagem de vacinados conforme as idades: de 26 a 27 anos, 67,36%; de 20 a 21 anos, 60,87%; de 18 a 19 anos, 46,09%.
Segunda dose da Pfizer também será antecipada
Já sobre a antecipação da segunda dose da vacinação anunciada semana passada para alguns grupos iniciada na semana passada, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, fez questão de fazer uma ressalva.
“Assim como a antecipação da Astrazeneca começou, a antecipação da Pfizer está prevista para o dia 26/08 somente para aqueles que tomariam esta segunda dose no dia 03/09”.
GDF espera vacinar mais de 48 mil adolescentes nesta terça-feira (24)
Outro destaque colocado foi o início da vacinação dos jovens de 17 anos, sem comorbidades, a partir desta próxima terça-feira (24). O público nesta faixa etária é de 48.273 jovens.
E, de acordo com o GDF, há doses suficientes para todos esses adolescentes.
“Dá para encerrar (a vacinação deste público) amanhã mesmo”, acrescenta o secretário Gustavo Rocha.
Acerca da vacinação deste público adolescente, o secretário pontuou ainda que serão montados 30 pontos exclusivos de vacinação especificadamente para estes jovens.
O secretariado do GDF ainda explicitou que o porquê de se criar pontos específicos para esse público é evitar que públicos de outras idades escolham vacinas, já que a Pfizer é a única vacina indicada para a imunização dos adolescentes.
DF manterá a obrigatoriedade das máscaras
Uma das perguntas feita pela imprensa aos secretários foi quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras contra à Covid-19, prevista pelo DF por decreto, amplamente criticada pelo Governo Federal durante toda a pandemia, e recentemente posta em xeque pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com intuito de o Ministério da Saúde desobrigar de uma vez por todas o uso dela.
Taxativo, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, deixou claro que o decreto do DF, atualmente válido e tarimbado pelo Supremo, prega a obrigatoriedade do uso das máscaras em locais públicos, e continuará a ser mantido.