DF Legal desapropria assentamento 26 de setembro e moradores denunciam violação

A operação se iniciou às 9h

A Secretaria DF Legal cumpre, nesta quinta-feira (17/3), decisão judicial de remoção de edificações irregulares no assentamento 26 de setembro. A operação se iniciou às 9h e continua durante a tarde.

A determinação é referente a qualquer construção feita após março de 2020, conforme prevê o marco temporal e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) do STF.

Moradores do assentamento enviaram ao Mais Brasília vídeos da ação das equipes do DF Legal. Nas imagens, é possível notar que há crianças pequenas nas áreas de remoção. Algumas estão nos colos dos responsáveis.

Nos vídeos, populares gritam que há uso de gás lacrimogênio. Porém, não é possível confirmar, apenas pelas imagens, essa acusação.

Ao Mais Brasília, a PMDF disse que a ação é de responsabilidade do DF Legal, e que, equipes policiais geralmente integram as ações de remoção para realizar a segurança dos agentes públicos do órgão fiscalizador.

De acordo com o DF Legal, na decisão judicial está a remoção de algumas edificações. Porém, o órgão fiscalizador assegura que antes deste procedimento, informou aos responsáveis sobre a demolição de suas construções.

 

Sair da versão mobile