DF ganha 140 novas câmeras de videomonitoramento
Novos equipamentos serão instalados em regiões que ainda não contam com o sistema
O Governo do Distrito Federal (GDF) adquiriu mais de 140 novas câmeras de segurança. A compra dos novos equipamentos foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) dessa quinta-feira (1º/12).
O custo desses equipamentos foi de R$ 1 milhão, recurso do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) que foi repassado ao Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal (FuspDF). De acordo com o governo, o objetivo da aquisição é modernizar o Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal (PVU).
O GDF ainda afirmou que novas aquisições ocorrerão ao longo de 2023, afim de monitorar toda a área urbana do DF.
Ainda segundo o governo, a instalação dos equipamentos deverá ter início neste ano.
As câmeras são de alta resolução, seguindo o mesmo modelo do que já vem sendo utilizado. As imagens são encaminhadas para o Ciob e também são direcionadas às CMRs, instaladas em batalhões da PMDF.
“A tecnologia de ponta permite atuarmos de forma mais assertiva. O acesso às imagens 24 horas por dia contribui, ainda, com o trabalho dos órgãos que compõem o Ciob”, ressalta o secretário Executivo de Segurança Pública, Milton Neves.
No extrato do contrato de prestação de serviço, foi determinada ainda, por licitação, uma empresa responsável pela implantação, ampliação e manutenção das câmeras de videomonitoramento, pelo valor de R$ 5.125.554,89.