DF acelera vacinação e começa a imunizar pessoas com 41 anos na próxima semana
Agendamento para essa faixa etária vai ser feito no próximo sábado. Governo descarta lentidão e explica que muitos moradores do Entorno se vacinaram no DF
Com a chegada de mais de vacinas, prevista para esta sexta-feira (9/7), o Distrito Federal vai começar a imunizar pessoas com 41 anos já a partir da próxima segunda-feira (12/7). O agendamento para essa faixa etária começa no sábado (10/7) às 10h. A informação foi confirmada pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, com a participação do secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Durante a coletiva, Gustavo Rocha ainda apresentou dados do atual cenário da pandemia no DF. Neste momento, existem 6.838 casos ativos da doença e, nas últimas 24h, nenhuma morte por Covid-19 foi registrada.
O secretário explicou que houve uma queda significativa no número de casos e de óbitos ao comparar os seis primeiros dias deste mês com o mesmo período de junho. A quantidade de mortes pela doença no DF por semana também caiu 23,81%.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, falou sobre o ritmo da vacinação. “Teve gente que foi se vacinar no Entorno e disse que o ritmo está mais avançado por lá, mas eu gostaria de dizer que das 511 mil pessoas que estão no nosso sistema de saúde e com comorbidades, 20% vieram do Entorno e fazem o tratamento aqui, o que representa mais 100 mil pessoas. Dessa forma, esses pacientes foram cadastrados e tomaram a vacina no DF”, afirmou o secretário.
Vacinação
Segundo o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, desde a última segunda-feira (5/7), foram aplicadas 57.087 vacinas, sendo 6.290 para a segunda dose. “Isso mostra que está tendo uma procura significativa pela imunização e nós vamos continuar incentivando isso. Todas as vacinas são seguras e eficazes”, garantiu o secretário.
Doses estocadas
Durante a coletiva, Gustavo Rocha ressaltou que, atualmente, exitem 3.698 doses estocadas no DF. “Essas doses serão colocadas junto com as que vão chegar amanhã (sexta-feira) e serão usadas para diminuir a faixa etária de imunização para 41 anos”, explicou.
De acordo com o secretário, neste momento, existem 209.989 vacinas destinadas para a aplicação da segunda dose reservadas na Rede de Frio do DF. “São doses que estão guardadas para atender quem ainda não tomou a D2 (segunda dose). Nós tivemos também 186.096 doses que foram distribuídas”, acrescenta.
Mais dados
Sobre leitos para pacientes com Covid-19:
Fila de espera: 6 pessoas (que ainda aguardam a confirmaçaõ do resultado do exame)
Leitos vagos: 51 (o que representa 73,58% de ocupação)
Leitos com suporte de ventilação mecânica vagos: 173
Leitos com suporte de ventilação mecânica ocupados: 127
Sobre leitos gerais:
Fila de espera: 77 pessoas
Leitos vagos: 27