Defesa Civil informa abertura de comportas da barreira do Paranoá nesta sexta-feira (10)
O procedimento consta em norma regular de controle de Vazões
A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a CEB GERAÇÃO S/A (CEB) informam que as comportas da Barragem do Paranoá serão abertas por volta das 08h desta sexta-feira (10).
Isso ocorrerá porque há probabilidade de aumento na cota do nível de água do Lago Paranoá. Portanto, está medida foi tomada para que se reduza esta cota.
O procedimento consta em norma regulamentar de controle de vazões do Lago do Paranoá e no Plano de Segurança da Barragem.
Esta medida visa executar os procedimentos no período diurno, possibilitando as ações necessárias para a manutenção da segurança e minimizando o impacto à população.
Será realizado previamente a emissão de um alerta via SMS pela DCDF, um sobrevoo pela DCDF a bordo de um helicóptero da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), uma varredura terrestre por militares do CBMDF e o acionamento das sirenes de alarme por parte da CEB.
A Defesa Civil orienta a população para que sempre se tenha atenção à previsão do tempo, que se evite córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva.
Outra orientação é para que os brasilienses cadastrem o número de seus aparelhos celulares para o recebimento de ALERTAS por SMS da Defesa Civil. E ainda enviem o número do CEP por SMS para 40199 (podem ser cadastrados mais que um CEP por número telefônico).
Segundo o órgão, as margens e o leito do rio abaixo da represa também devem ser evitados. Acerca dos alertas, assim que a população local ouvir a sirene, é preciso que se desloque para o ponto mais alto possível, caso se esteja no vale do rio abaixo da represa.
Outra orientação importante é a de que, caso alguém seja abordado pela equipe de varredura do CBMDF, Defesa Civil ou CEB, siga as orientações de segurança.
Em caso de emergência, de alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, deve-se acionar imediatamente o CBMDF e a Defesa Civil.
Um outro fator importante, segundo os órgãos de segurança, é para que ninguém tente realizar qualquer procedimento de salvamento caso não se tenha treinamento ou equipamento para isso.