CPI da Covid ouve o ex-secretário de Saúde do DF nesta quinta (26)

Francisco Araújo é investigado na operação Falso Negativo

O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, irá depor nesta quinta-feira (26/8) na CPI da Covid, no Senado Federal. Ele é investigado na operação Falso Negativo, que apura a compra superfaturada de testes rápidos para o novo coronavírus.

Ele chegou a ser preso preventivamente em agosto de 2020, enquanto ocorriam as investigações do Ministério Público. Araújo ficou detido com o restante da cúpula da Secretaria de Saúde. No momento, responde em liberdade pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitação, peculato, entre outros.

Além disso, os senadores apontam o envolvimento do ex-secretário com a empresa Precisa Medicamentos, intermediária da vacina indiana Covaxin, junto ao Ministério da Saúde. O caso foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo no dia 18 de junho, com a divulgação do depoimento do ex-servidor do MS, Luís Ricardo Miranda.

Outra operação

Na semana passada, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), com o apoio da Polícia Civil (PCDF), deflagrou a Operação Ethon para apurar suposta contratação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

Ao todo, foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão na capital federal e em mais seis estados. Um dos alvos foi o ex-secretário de Saúde do DF. A suspeita é que ocorreram desvios milionários em dois contratos destinados ao fornecimento de leitos, entre março e outubro de 2020.

Sair da versão mobile