Covid-19: DF começa a vacinar crianças de 6 a 7 anos; confira pontos
Público receberá a primeira dose da vacina CoronaVac neste sábado (22/1)
O Distrito Federal começa a vacinar crianças de 6 e 7 anos contra a Covid-19, neste sábado (22/1). Elas receberão a primeira dose da vacina CoronaVac, cuja aplicação para o público infantil foi autorizada pelo Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (21/1). A vacinação ocorrerá até às 17h em pontos exclusivos.
Para quem tem entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência haverá pontos específicos com a vacina Pfizer-BioNTech infantil. Já aqueles entre 8 e 11 anos e que não têm comorbidades ou deficiência, poderão receber a vacina Pfizer pediátrica. Adolescentes e adultos também serão vacinados. Quem tem de 6 a 17 anos poderá receber a CoronaVac. Já aqueles que têm mais de 18 anos e ainda não receberam a primeira dose, poderão escolher qual imunizante tomar.
Os pontos de vacinação adulto que ofertam a CoronaVac também vacinarão crianças. Isso porque não há diferenciação na fórmula ou quantidade de aplicação do imunizante em crianças ou adultos. No entanto, haverá fila separada para vacinar o público infantil com a vacina, uma vez que os adultos também serão imunizados com doses de AstraZeneca e Pfizer.
De acordo com levantamento da Codeplan, o Distrito Federal tem pouco mais de 230 mil crianças a partir de 6 anos. A Secretaria de Saúde possui mais de 500 mil doses de CoronaVac na Rede de Frio Central.
Doses remanescentes
Para a vacinação deste sábado, a pasta tem disponível 2.688 doses do imunizante pediátrico da Pfizer que serão aplicadas em três unidades exclusivas. Como a expectativa é que essas doses se esgotem no mesmo dia, quando as vacinas estiverem acabando, quem estiver na fila aguardando atendimento será avisado com antecedência.
As UBSs selecionadas para essa vacinação foram as mais procuradas desde o começo da imunização do público infantil, no último domingo (16/1). Até o momento, o Distrito Federal recebeu 32,6 mil doses da Pfizer para aplicação em crianças. A expectativa é receber mais um carregamento na próxima quinta-feira (27/1).