Corpo de Bombeiros recebem novas embarcações para resgates no Lago Paranoá
Investimento na compra de oito motos aquáticas e sete lanchas foi de R$ 2,5 milhões, segundo GDF
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) ganhou um reforço que promete aprimorar o trabalho de resgate e salvamento no Lago Paranoá. O Governo do DF (GDF) concluiu a licitação para a aquisição de oito motos aquáticas e sete lanchas.
De acordo com o GDF, até o fim do ano, serão investidos R$ 2,5 milhões na compra das embarcações que vão complementar as atividades de prevenção e salvamento feitas pela corporação.
Cinco lanchas vão para os postos de guarda-vidas do CBMDF que ficam na Ponte JK, Ponte do Bragueto, Parque Ecológico da Ermida Dom Bosco, Prainha do Lago Norte e na Praça dos Orixás.
As outras serão distribuídas para as duas unidades do GBS, que ficam às margens do espelho d’água: a sede na Vila Planalto e no Subgrupamento de Busca e Salvamento, no Setor de Clubes Sul.
Segundo dados do CBMDF, nos últimos dois anos, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) atendeu 103 ocorrências de afogamento, 40 delas no Lago Paranoá, para onde serão destinadas as embarcações recém-adquiridas.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros tem três lanchas: uma usada para apagar incêndios de dentro d’água, uma para salvamentos e uma terceira doada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), também usada nas ações de salvamento aquático e mergulho de resgate realizadas pelos militares.