CLDF concede título de cidadão honorário a José Carlos Gentili, pioneiro na Capital Federal

Gaúcho por nascença, Gentili é uma figura marcante no Distrito Federal e morador da capital desde 1960

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta quarta-feira (20/4), uma sessão solene para a outorga do título de cidadão honorário de Brasília ao senhor José Carlos Gentili.

Gaúcho por nascença, Gentili é uma figura marcante no Distrito Federal e morador da capital desde 1960.

A homenagem, proposta pelo deputado Roosevelt Vilela (PL), será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da TV Câmara Distrital, às 19h.

Nascido em 1940, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, José Carlos mudou-se para o Distrito Federal em 14 de abril de 1960, tornando-se membro do Clube dos Pioneiros de Brasília, onde também exerceu o cargo de presidente por mais de dez anos.

Em 1989, Gentili entrou para a Academia de Letras de Brasília, foi diretor-tesoureiro da academia por quase duas décadas e presidente de Honra Perpétuo por oito anos, e atualmente é membro emérito.

Com uma longa carreira na arte da escrita, José Carlos Gentili conta com uma extensa lista de publicações, percorrendo os caminhos do romance, da matemática, filologia, sociologia, direito, antropologia, crônica, entre outras áreas.

O cidadão honorário também é membro de academias literárias, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, e da Casa do Poeta de Brasília.

Além disso, Gentili também é fundador e presidente do Fórum Internacional da Língua Portuguesa e do Partido Político Educa Brasil.

Sair da versão mobile