CESC aprova nome de Mariela de Jesus para comandar o IGES-DF
O instituto é responsável pelo Hospital de Base
A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa aprovou, na última segunda-feira (25/4), a indicação da advogada Mariela de Jesus para presidir o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (IGES-DF).
A advogada vinha presidindo o órgão interinamente desde o pedido de saída do último presidente, o general Gislei Morais de Oliveira, em janeiro deste ano.
O instituto é responsável pelo Hospital de Base, pelo Hospital Regional de Santa Maria e pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A indicação de Mariela de Jesus para o cargo de diretora presidente do IGES-DF ainda precisa ser votada pelos deputados distritais em plenário.
O deputado Delmasso (Republicanos) apresentou relatório recomendando a aprovação do nome de Mariela. “Não se faz Saúde só com remédios, é preciso contratar profissionais. O modelo de paraestatal é muito menos burocrático”, afirmou.
Além deste, o pareceu recebeu mais três votos favoráveis e um voto contrário.
A deputada Arlete Sampaio (PT) votou favoravelmente ao relatório, lembrando que “a senhora Mariela tem conhecimento da área para a qual está sendo designada”.
A distrital também ressaltou a importância do Hospital de Base para o sistema de saúde pública.
“É um hospital de referência e um órgão formador de profissionais de saúde. A preservação da qualidade do atendimento naquele hospital é central para a saúde de todo o DF”, afirmou.
O deputado Jorge Vianna (PSD), embora tenha feito críticas ao instituto, votou favorável.
“Se é tão simples contratar, por que faltam médicos nas UPAS? O motivo é que os profissionais não querem trabalhar em locais distantes do centro sem uma compensação financeira”, observou.
O deputado Fernando Fernandes (PROS) também votou a favor do relatório.
Da redação/Foto: Reprodução