Castração gratuita de pets em três clínicas do DF
Convênio do Ibram com clínicas veterinárias em Samambaia, Gama e Paranoá terá validade de seis meses
Os interessados na castração de cães e gatos devem ficar atentos. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) assinou contrato com três clínicas veterinárias para que elas possam realizar cirurgias de castração de animais, dentro do Programa de Castração do órgão ambiental.
Os acordos foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). As clínicas são o Centro Veterinário do Gama, Centro Veterinário Dr. Juzo (Samambaia) e Pet Adote (Paranoá). A duração dos contratos é de seis meses.
O Programa de Castração existe desde 2017 e faz parte do planejamento estratégico e do Plano Plurianual vigente no Ibram, e com metas pactuadas. O edital de credenciamento das clínicas, que resultou na seleção das três, integra essas metas.
“Esse edital foi parte da estratégia para darmos continuidade a essa política pública que visa atender à população que demanda por castração de cães e gatos”, explica Rogério de Castro, membro da Comissão de Avaliação do Credenciamento de Estabelecimentos Prestadores de Serviços na Área Veterinária para castração de cães e gatos.
A Comissão fez visitas técnicas às três clínicas, e, nesse processo de avaliação, contou com a ajuda do Conselho Regional de Medicina Veterinária, cujos fiscais também estiveram nas clínicas.
Com relação ao início dos atendimentos à população, o chefe da Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) do instituto, Marco Aurélio, informa que até junho deve ser organizada uma campanha de castração. Os tutores devem ficar atentos às campanhas de castração, que podem ser divulgadas nas mídias sociais e/ou no site do órgão ambiental.
As clínicas possuem diferentes capacidades no que se refere à quantidade de castrações por dia: o Centro Veterinário do Gama pode realizar 60 castrações/dia; o Centro Veterinário Dr. Juzo 20 castrações/dia, e o Pet Adote, 14 castrações/dia.
* Com informações do Ibram