Caixa de Pandora: Justiça mantém ação penal contra ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Caixa de Pandora: Justiça mantém ação penal contra ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio

A ação corre pela 7ª Vara Criminal de Brasília

Foto: Reprodução/TV Globo

Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou pedido de liminar da defesa do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio (PSD) para trancar uma ação penal referente à Operação Caixa de Pandora.

A ação corre pela 7ª Vara Criminal de Brasília. Nela, Paulo Octávio é denunciado corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os advogados de defesa sustentam que o empresário foi absolvido pela 2ª Turma Cível do TJDFT, em ação de improbidade administrativa, em acórdão transitado em julgado.

Segundo denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD) manteve um esquema de corrupção em que superfaturava contratos firmados entre o DF e a empresa Linknet, prestadora de serviços de informática ao Distrito Federal. Este esquema, conforme o MPDFT, servia para fornecer propina a parlamentares em troca de apoio político.

Ao indeferir a liminar, o desembargador afirmou que as esferas civil, criminal e administrativas são independentes, sendo assim, decisões proferidas no âmbito civil e administrativo para apurar os mesmos fatos não vinculam o processo penal. 

O magistrado ainda afirmou que não viu qualquer imperfeição na denúncia do MPDFT. E que, segundo ele, a denúncia narra com clareza e precisão os fatos imputados ao ex-vice-governador.