Brasília: viadutos 10 e 11 da Asa Norte entram em obras

Trabalhos têm previsão de conclusão para o segundo semestre do ano que vem

As obras de recuperação estrutural e reforma dos viadutos 10 e 11 das alças de retorno entre o Eixo Rodoviário Leste (ERL) e o Eixo Rodoviário Oeste (ERW) estão em pleno andamento. Executadas pela empresa Soltec Engenharia, as intervenções visam garantir a segurança e longevidade dessas estruturas, essenciais para a fluidez do trânsito na Asa Norte, com um investimento de R$ 13,5 milhões e um prazo total de 510 dias corridos, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025.

Segundo a Diretoria de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a recuperação abrange uma série de ações, que vão desde a limpeza da estrutura, tratamento de armaduras corroídas e reparo de fissuras até a demolição e reconstrução de lajes e pavimentos asfálticos.

O projeto também contemplará o reforço estrutural com a instalação de novas lajes de concreto armado e a readequação estética das estruturas, com pintura antipichação e a reconstrução de guarda-corpos e passeios de pedestres.

Apesar da complexidade das obras, não há previsão de interdições prolongadas no trânsito, com eventuais interrupções temporárias apenas durante etapas específicas dos trabalhos. “Estamos comprometidos em minimizar o impacto no trânsito, permitindo que a circulação flua normalmente na maior parte do tempo”, assegura o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Além dos viadutos 10 e 11, a Asa Norte conta com outras estruturas em processo de recuperação, enquanto os viadutos sobre o Buraco do Tatu, na Asa Sul, seguem em estado de alerta, com obras programadas para um momento mais oportuno, de modo a evitar transtornos maiores para os motoristas.

Sair da versão mobile