Brasília recebe fórum de secretários de planejamento
Evento tem objetivo de discutir propostas para plano plurianual e outras ferramentas de gestão
Secretários de Planejamento de todos os estados reúnem-se nesta semana no Distrito Federal para o seu 85º Fórum Nacional, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). A abertura do evento foi na manhã desta quinta-feira (16), no Centro de Convenções Brasil 21.
A programação segue até esta sexta-feira (17) com painéis, palestras e debates entre os secretários.
Na abertura do evento, o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, Ney Ferraz, foi representado pela secretária-adjunta da pasta, Rafaela Gadelha, que deu as boas-vindas aos secretários e destacou a satisfação do DF em sediar o evento. Ela ressaltou que o fórum proporciona debates e reflexões sobre temas importantes para o planejamento nos estados.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ressaltou a importância do planejamento na administração pública.
“O planejamento tem uma função de plantar sementes, olhando para o futuro, em busca de enfrentar os desafios e ajudar a construir políticas públicas para o desenvolvimento de cada estado”, ponderou.
Por este ser o ano em que são construídos os planos plurianuais (PPAs), a ministra destacou a articulação que os secretários devem observar no desenvolvimento e na construção dos próximos quatro anos. Além do PPA, durante o evento os secretários discutem temas como orçamento federal, gestão para monitoramento de políticas públicas e investimentos públicos com bancos multilaterais, entre outros assuntos.
Também compuseram a mesa de abertura a secretária nacional de Planejamento, Leany Lemos; o presidente do Conseplan e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Pernambuco, Fabrício Marques; e a secretária de Planejamento de Minas Gerais e vice-presidente do Conseplan, Luiza Barreto.
O Conseplan é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das secretarias de Planejamento dos estados, do Distrito Federal e dos órgãos correlatos. O conselho atua como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participando da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público. Seus encontros presenciais são trimestrais e sediados alternadamente entre as capitais de estados.