Brasília desponta como grande destino náutico do Brasil
Dados foram apresentados durante a 6ª edição do Congresso Internacional Náutica, em São Paulo

Brasília está entre as cinco principais cidades brasileiras com maior visitação náutica, segundo levantamento do Ministério do Turismo (Mtur) feito em abril deste ano. Os dados foram apresentados durante a 6ª edição do Congresso Internacional Náutica, nessa quarta-feira (3/11), em São Paulo.
O evento contou com a presença de prefeitos, secretários e agentes de todas as regiões do Brasil para discutir temas como a despoluição, estratégias e tendências do turismo nacional das águas e o cenário de retomada econômica pós-pandemia de Covid-19 e apontou o Lago Paranoá como um dos principais destinos do segmento no país.
De acordo com a secretária de Turismo do DF (Setur), Vanessa Mendonça, o Lago Paranoá tem a maior extensão de espelho d’água urbano do país e, por suas características, não tem perda volumétrica em nenhuma época do ano, o que garante navegabilidade em todas as estações.
“A infraestrutura que temos às margens do Lago Paranoá – 38 clubes, 18 marinas, 28 bares e restaurantes e 9 hotéis – e a segurança jurídica que permeia a relação do governo com a iniciativa privada nos colocam numa posição muito vantajosa em termos de competitividade nacional”, acrescentou Vanessa. “Assim, a capital do país está pronta para receber todos os investimentos e empresas do setor náutico.”
Segundo o comandante da Capitania Fluvial de Brasília, capitão Rômulo Bahia, existem atualmente 55.090 embarcações inscritas. Esse ranking coloca o Distrito Federal na quarta posição de maior frota náutica do Brasil.
O presidente da Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília (Asbranaut), João Carlos Bertolucci, afirma que o Lago Paranoá tem basicamente dois segmentos náuticos: lazer e pesca. “Brasília desponta como o grande destino náutico do país, porque oferece quesitos muito importantes para o turista: segurança, condição de navegabilidade o ano todo e infraestrutura”, declarou.
Conforme a Asbranaut, há um movimento recente de descoberta do turismo náutico no Lago Paranoá por fazendeiros, industriais e empresários com alto poder aquisitivo dos estados de Goiás e Minas Gerais (com residência entre 400 e 500 km de Brasília). A entidade aponta que essas pessoas são turistas que estão descobrindo a boa navegabilidade do local, seja para lazer ou pesca esportiva.
Brasília é a cidade com maior renda domiciliar per capita do Brasil, com R$ 2.685, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a Codeplan aponta que há 65 mil moradores na região da orla do Lago Paranoá, cuja renda mensal é de R$8.200.