Bebê nasce em banheiro no Hospital Materno Infantil de Brasília e bate cabeça no chão
Os pais da criança acusam a unidade hospital de saúde de negligência
Um bebê nasceu dentro um banheiro no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e bateu com a cabeça no chão ao nascer. O incidente provocou hematomas no recém-nascido. O caso aconteceu na última sexta-feira (14/10).
Os pais da criança acusam a unidade hospital de saúde de negligência. A 1ª Delegacia de Polícia Civil do DF está investigando o caso.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em nota, afirmou que a gestante, mãe do recém-nascido, “acompanhada de perto pela equipe médica do plantão”. A SES-DF argumentou ainda que “o menino passou por exames clínicos e nenhum apontou sinais de complicações causadas pelo trauma”.
Porém, o pai do bebê, o pedreiro Antônio Marcos Alves da Silva, diz que o hospital foi negligente. Relata que quando o casal chegou ao hospital, a esposa dele pediu para fazer um exame de toque, porque estava com muitas dores.
O exame foi negado. E os profissionais orientaram que a mulher tomasse um banho para aliviar as dores. Durante o banho, depois de uma contração muito forte, o bebê nasceu e bateu com a cabeça no chão.
A seguir, nota da Secretaria de Saúde do DF na íntegra
Sobre o ocorrido, o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) esclarece:
A mãe foi internada no Centro Obstétrico às 15h e acompanhada de perto pela equipe médica do plantão.
Às 16h45 foi realizado exame de avaliação do bem-estar fetal, chamado cardiotocografia. Às 18h52, paciente voltou a ser reavaliada com 4 cm de dilatação. Depois, novas avaliações foram feitas às 19h34, 20h41 e 20h52, quando foi observada dilatação de 5 cm.
Dentro das práticas obstétricas, o banho quente faz parte de um grupo de medidas chamadas ALÍVIO NÃO FARMACOLÓGICO DA DOR DURANTE O TRABALHO DE PARTO.
Às 21h53, durante o banho, a mãe- sentada na cadeira de banho da unidade- evoluiu para o parto.
A equipe médica respondeu prontamente e pediatra do Hmib avaliou o estado de saúde do bebê, que estava chorando e ativo.
Mãe e criança receberam todo o cuidado e atenção devido às condições do nascimento e seguem internados, sob cuidados da equipe de obstetras e neonatologistas do Hmib.