Azerbaijão comemora “Dia da Vitória” em embaixada, em Brasília
A data marca a tomada da estratégica cidade de Shusha pelas tropas do país, o que esteve na origem do acordo de paz, patrocinado pela Rússia
Nesta quarta-feira (8), a embaixada do Azerbaijão no Brasil, com sede em Brasília, celebrou o “Dia da Vitória”, em um evento que recebeu, entre diversos convidados, membros do corpo diplomático e autoridades.
A data marca a tomada da estratégica cidade de Shusha pelas tropas do país, o que esteve na origem do acordo de paz, patrocinado pela Rússia. O “Dia da Vitória” é celebrado desde 2020, marcando o término da guerra de 44 dias, que resultou na retomada Susha, no território de Karabah, considerada o berço cultural do país. Na ocasião, outros territórios também foram recuperados.
Segundo o embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, “é importante para o governo azerbaijano investir nestes locais que pertenciam ao Azerbaijão e foram reconquistados”.
Entenda a história:
Com a derrota militar, a Arménia cedeu ao Azerbaijão partes significativas do território dentro e em redor de Nagorno-Karabakh. Nagorno-Karabakh fica dentro do território do Azerbaijão, mas esteve sob controlo de forças étnicas arménias desde que a guerra separatista terminou, em 1994.
As rivalidades que eclodiram em setembro de 2020 marcaram a maior escalada do conflito em mais de um quarto de século. Em 44 dias de combates, os militares azeris derrotaram as forças arménias e avançaram para o interior de Nagorno-Karabakh.
Recentemente, os países manifestaram disponibilidade para dar início a discussões com vista a um acordo de paz final.