Autores de homicídios e feminicídios no DF são alvos de operação da PCDF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Autores de homicídios e feminicídios no DF são alvos de operação da PCDF

Ao todo, 32 pessoas foram presas em decorrência de crimes cometidos em diversas regiões

Foto: Divulgação/PCDF

A Operação Animus Necandi, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em outubro para prender autores de homicídios e feminicídios resultou em 32 prisões decorrentes de mandados pendentes.

Realizada pela Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP) os alvos da operação são pessoas já condenadas ou com prisões preventivas decretadas pelo Poder Judiciário.

Dos presos, dez autores de homicídios seguiam foragidos, em local incerto. Outros criminosos já estavam presos por outros crimes e, na operação foram identificados e responsabilizados também pelos crimes cometidos contra a vida, permanecendo assim, mais tempo reclusos no sistema prisional.

Uma das ações, realizada com o apoio da Delegacia Especializada de Capturas e Polinter da Polícia Civil do Estado do Amazonas, levou a prisão de um homem que cometeu um crime em 2006, na área central de Brasília. Na época, o autor matou outro homem com diversos golpes de faca.

Outros dois indivíduos, segundo a PCDF, de alta periculosidade, que cometeram dois homicídios consumados e um homicídio tentado cometidos em Ceilândia, no ano de 2002 foram presos da ação. Os crimes desses autores iriam prescrever em março de 2022, caso não tivessem sido localizados.

Para a conclusão do trabalho, a PCDF precisou ter um planejamento estratégico, tático e operacional, com levantamentos de informações e localização dos indivíduos previamente.

“Essas prisões, inclusive de crimes próximos a prescreverem, derrubam a falsa sensação de que autores responsáveis por mortes de outras pessoas ficariam sem ser alcançados pela polícia ou pelo Poder Judiciário”, pontua o delegado Laércio Rosseto, coordenador da CHPP.