Atletas da UnB conquistam nove medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros
Administração superior recebeu discentes nesta quinta (6), em momento de celebração das vitórias. Estudantes apresentaram demandas para modalidades

As equipes esportivas da Universidade de Brasília destacaram-se na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu em Brasília entre os dias 18 e 25 de setembro.
Ao todo, os atletas trouxeram para casa nove medalhas nas modalidades de cheerleading, skate feminino, futebol eletrônico, counter strike e handebol feminino. O xadrez feminino foi vice-campeão na competição por equipe. Este ano, uma delegação de 91 atletas, distribuídos em 11 modalidades, levou o nome da UnB para os jogos.
Nesta quinta-feira (6/10), os estudantes-atletas que representaram a UnB nos JUBs foram recebidos pela administração superior em comemoração às medalhas conquistadas na competição.
O vice-reitor no exercício da reitoria Enrique Huelva, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, a diretora de Esporte e Atividades Comunitárias, Cláudia Goulart, o diretor da Faculdade de Educação Física, Martim Bottaro, e o coordenador de Esporte e Lazer, Carlos Diniz, mais conhecido como Carlão, estavam na comitiva organizada para parabenizar e ouvir os estudantes.
“É um enorme orgulho e emociona muito ver as pessoas torcendo pela nossa Universidade nesses eventos”, disse Enrique Huelva. “Para nós, cada participação nesses eventos é um ato de resiliência, de resistência”, continuou o vice-reitor, fazendo referência aos cortes orçamentários que têm atingido a UnB e outras universidades brasileiras. O mais recente deles, anunciado nesta quarta (5).
Ainda sobre recursos financeiros, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, relembrou o impacto sentido pelo setor de esportes durante a pandemia e a importância da parceria feita com parlamentares do DF para conseguir emendas que beneficiem a prática de esportes.
“A participação de vocês tem muito a ver com emendas, e em meio a toda essa crise, vocês conseguiram fazer a diferença”, disse o decano, que expressou a importância da prática esportiva como um dos pilares da promoção em saúde. “Quiçá, no futuro, a gente possa falar mais em esporte do que em agravos e doenças”, projetou.
Durante o encontro, foi dada a oportunidade para que os estudantes-atletas apresentassem suas dúvidas e sugestões para a administração da UnB. Ana Caroline Lima, aluna de Pedagogia e skatista, deixou sugestões para maior valorização do esporte na Universidade.
“O skate agora também é um esporte olímpico e precisa ser considerado nas estratégias com as emendas, os recursos que venham a entrar. O skate ainda é muito marginalizado na nossa sociedade. As pessoas batem uma bolinha no ICC, treinam o cheerleading, mas quando a gente anda de skate, o guarda manda a gente parar. Precisamos urgentemente de um espaço para andar de skate na Universidade”, disse a estudante, que também informou que já existe um projeto elaborado para a construção de uma pista para prática do esporte.
O diretor da Faculdade de Educação Física, Martim Bottaro, afirmou que as portas estão abertas para receber as propostas dos estudantes e que existem projetos em andamento para revitalização do Centro Olímpico (CO).
“Com recursos próprios da FEF, inauguramos o aquecimento solar da piscina na semana passada”, lembrou. Além disso, o diretor informou que tem realizado conversas com senadores e deputados para conseguir recursos para custear melhorias no CO.