Atleta do DF procura patrocínio para disputar campeonato de ginástica
Aos treze anos, Gabriel Borges acumula 16 premiações a nível local e nacional
Apenas treze anos e dezesseis premiações acumuladas a nível local e nacional. Esse é o currículo do ginasta brasiliense Gabriel Borges de Castro, que corre contra o tempo para tentar disputar o XL Torneio Nacional de Ginástica Artística, a ser realizado em Campo Grande, entre os dias 11 e 14 de novembro.
A família do menino, que está a dois dias de embarcar para Aracaju para também disputar o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística, na categoria adulto/infantil, já procura por auxílio para os próximos desafios.
Segundo a mãe e maior incentivadora do filho, Olenir Aparecida Borges de Castro, 53 anos, os custos para participar dessas disputas são muito elevados.
“Gabriel faz parte de uma equipe e nunca vai só. Além do filho e dos demais atletas, tem a comissão técnica, acompanhantes e os gastos são altos. É passagem, hospedagem, alimentação, uniforme e imprevistos que podem ocorrer”, detalha.
Para a viagem do dia 25 de setembro, o jovem atleta contou com a ajuda da mãe, que trabalha como secretária executiva terceirizada em um Órgão Público, do pai, um militar aposentado do exército, de amigos e familiares, além do apoio por meio do programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. Gabriel, ao lado de mais 5 atletas e a comissão técnica irão disputar títulos nas categorias infantis e adultas.
Agora, os pais do jovem tentam patrocínio para que o menino siga com os treinos e condições para disputar novos campeonatos. Além do apoio, a família abriu o pedido para quem quiser contribuir com o sonho do jovem e disponibiliza uma chave Pix para depósitos.
“Toda ajuda é bem vinda! Se a gente tivesse um patrocinador seria um sonho, mas caso não dê certo, a gente segue como vem fazendo até hoje. Se movimentando e um ajudando o outro”, declara Olenir.
Futuro promissor
Segundo a mãe de Gabriel, o menino começou no esporte aos 9 anos e por acaso. A mãe lembra que, por conta do trabalho, procurou um local para colocar o filho no contra turno da escola. Na academia em que ele foi matriculado teve o primeiro acesso a modalidade e se encantou.
Ainda conforme relato da mãe, uma professora que dava aulas para o filho, identificou as habilidades no menino e o indicou para um programa de esportes que é realizado no Centro de Ensino Médio Setor Leste, uma escola da rede pública na 611/612 Sul.
“Fui até o local e o professor o convidou para fazer um teste. Desde 2016 ele integra o time de ginastas da APAM. São esses atletas que participam das disputas pela equipe”, lembra orgulhosa.
Ela ainda revela que dentro da ginástica artística as paralelas e a argolas são os equipamentos que o filho mais se identifica.
A informação é confirmada pelo professor, treinador e responsável pelo projeto, realizado há mais de 30 anos, Carlos Augusto Bezerra, mais conhecido como “Carlinhos”:
“É um excelente atleta que vem se desenvolvendo ao longo de 5 anos de trabalho”, pontua o mestre.
O projeto
A Federalção Brasiliense de Ginástica funciona no Centro de Ensino Médio SETOR LESTE, localizado na 611/12 sul. O projeto atende mais de 200 crianças e jovens de ambos sexos.
Como ajudar Gabriel Borges
XL Torneio Nacional de Ginástica Artística
Data: 11 a 14 de novembro de 2021
Local: Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Ajuda custeará gastos com: passagens, hospedagem alimentação, traslados ainda tem os exames PCR (Covi-19) que são exigidos.
Pix da Mãe: [email protected]
Telefone: (61) 98634-2468
Instagram do atleta: @atleta_gabriel_borges