Após incêndio em residência, família do Guará pede ajuda
Apartamento com cinco cômodos teve perda total; Moradores estão abrigados temporariamente na casa de parentes
Após perder tudo o que tinha em um incêndio, a família, moradora do Guará precisa de ajuda. Da antiga residência, localizada no Pólo de Modas do Guará II, sobraram apenas alguns pertences pessoais. Móveis, documentos e roupas foram todos consumidos pelo fogo.
Sem um teto para morar, a moradora do imóvel, Susana Mendonça Barros, 46 anos, agora conta com a ajuda de parentes e amigos próximos. A mulher que não estava no apartamento no momento do incêndio lamenta o ocorrido mas agradece por ninguém da sua família ter se ferido.
“A gente ainda nem entendeu direito o que aconteceu. Mas só de saber que estamos todos com saúde é motivo suficiente para ser grata após todo esse susto”, diz.
Susana é mãe de quatro filhos: Thaillanny (26), Thaianny (24), Ghabrielly (21), Ghabriel (20) e avó de três netos, Davi e Felipe de 7 e 5 anos, respectivamente, e Heitor, um bebê de 9 meses. A família morava no apartamento de dois quartos, banheiro, sala e cozinha. A mulher que trabalha como diarista conta que, no momento em que o fogo começou, apenas Thaianny e o bebê estavam em casa.
“Ela percebeu a fumaça pegou o neném e saiu correndo pra pedir ajuda. Graças a Deus só estavam eles na casa e conseguiram ser socorridos”, agradece.
Nascida no Maranhão (MA), Susana chegou no Distrito Federal em 2004. Cinco anos depois trouxe os filhos do interior do estado para morar com ela na capital. A mulher conta que estava em uma batalha judicial pela compra do apartamento, mas que diante do ocorrido todo o processo foi em vão.
“O apartamento deu perda total. Fomos informados que ele não é mais possível de habitação. A gente ainda não entendeu o motivo do fogo porque o laudo final só sai com 30 dias e só depois desse tempo que vamos saber o que aconteceu”, detalha.
Ajuda é bem vinda
Sem moradia, Susana tenta se reestruturar. A mulher relata que tem recebido algumas doações de roupas e móveis, mas que ainda não pode buscar porque não tem onde guardar os pertences e primeiro precisa encontrar um local para se abrigar.
“Por enquanto, estou na casa das minhas irmãs. Fico um dia na casa de uma, na casa da outra. Mas sigo tentando encontrar meu canto, para reconstruir minha vida com a minha família”, relata.
As doações estão sendo organizadas por meio do Serviço de Orientação Escolar de uma das crianças. Responsável pela iniciativa, Cleonice lembra que soube do ocorrido porque Thaillanny, uma das filhas da Susana, fez contato com a professora da escola para contar que não conseguiria entregar as atividades do filho devido ao ocorrido.
“Ela é uma mãe que se esforça demais para entregar as atividades dos filhos na pandemia. Como recebemos tudo pela plataforma educacional, via internet, ela fez o contato para comunicar que não ia conseguir entregar no prazo”, comenta a orientadora.
Relembre o caso
Na manhã da última quarta-feira (19/5), um apartamento localizado na QE40 do Guará II pegou fogo. A residência localizada no 2º andar de um edifício no Pólo de Moda foi consumida pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) foi acionado e precisou resgatar duas pessoas que estavam no 4º andar do mesmo prédio e inalaram fumaça. Elas foram socorridas e submetidas a avaliação médica.
Como ajudar?
Para doações de itens de higiene, roupas, móveis entrar em contato com Cleonice pelo número (61) 99511-2797
As doações em dinheiro poder ser repassadas para a conta de uma das filhas por meio do PIX: 07808170100 – Gabrielly Barros do Passos(Nubank).
Lago Oeste
Na tarde dessa quinta-feira (20/5), um incêndio destruiu uma casa no Núcleo Rural Lago Oeste. A residência localizada na Rua 23 foi totalmente consumida pelas chamas.
De acordo com o CBMDF, o imóvel tinha cinco cômodos e todos foram atingidos. A equipe atuou com no combate as chamas e resfriamento do local para evitar novo fogo no local.
Ainda de acordo com a Corporação, ninguém ficou ferido e a polícia e a perícia foram acionadas.
Atenção é essencial
Nos dois casos, as causas do incêndio só poderão ser esclarecidas após o resultado da perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros. A corporação esclarece, no entanto, que alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes em residências:
- cuidado com o uso de velas em locais fechados e sem ventilação;
- fazer checagem nas instalações elétricas da casa, afim de evitar curto circuito na rede;
- cuidado ao manusear panelas no fogo (evitar que a chama fique acessa por muito tempo);
- se certificar sobre o vazamento de gás de cozinha.