Agosto Dourado: Praça do Cruzeiro terá mamaço em incentivo à amamentação
Evento, que ocorre neste sábado (20/8), será aberto gratuitamente ao público com diversas atividades em incentivo ao aleitamento materno
A Maternidade Brasília, pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, promove neste sábado (20/8), das 8h às 11h, na Praça do Cruzeiro, uma programação aberta gratuitamente ao público com diversas atividades em incentivo ao aleitamento materno. Além de um piquenique, a iniciativa contará com aulas de sling, de shantala e de posições de amamentação.
O final do evento será marcado por um mamaço, em que todas as mães poderão amamentar seus filhos ao mesmo tempo, reforçando a importância do aleitamento materno, que contribui para redução da mortalidade infantil e traz benefícios tanto para as mães quanto para os bebês.
Para dar continuidade a celebração do Agosto Dourado, no dia 25, das 17h às 18h, as mães e população em geral poderão acompanhar o bate-papo ao vivo com especialistas da Maternidade Brasília sobre amamentação. Já no dia 29 de agosto, às 15h30, será realizado um Webinar com especialistas do hospital que abordarão os principais desafios da amamentação. O evento será no Auditório do Correio Braziliense.
A Dra. Juliana Sobral, pediatra da Maternidade Brasília, explica que os benefícios da amamentação são tanto a curto prazo, quanto a longo prazo. “O leite materno é capaz de hidratar e nutrir um ser humano exclusivamente até o sexto mês, sem necessidade nem mesmo de água, e de forma complementar até os dois anos de idade ou mais. Com o leite materno, a mãe passa toda a sua defesa para o bebê, porque o leite é cheio de anticorpos”, disse a médica.
No caso de bebês prematuros, que nascem antes da 37ª semana de gestação, isto é, com menos de 259 dias e antes de completar o ciclo da gestação, a Neonatologista da Maternidade Brasília e coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Brasília, Dra. Ana Amélia Meneses Fialho Moreira, destaca que o leite materno ajuda no desenvolvimento dos órgãos, além de proteger contra infecções e inflamações, aumentando as chances de sobrevida do bebê.
“O leite materno transfere da mãe para o bebê defesas que melhoram sua imunidade, reduzindo chances de infecções e uso de antibióticos. Também conta com propriedade que contribuem para o completo desenvolvimento do corpo, porque é um alimento completo”, destacou.
A médica explica que bebês prematuros têm risco aumentado de adoecer e morrer em consequência do incompleto desenvolvimento dos órgãos e de sua maior suscetibilidade às infecções. Esses fatores são agravados pelo tempo prolongado em que permanecem nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais.
“A prematuridade é a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal, responsável por 75 a 95% de todos os falecimentos de bebês prematuros não associados a malformações congênitas”, disse.
Para as mamães, amamentar reduz as chances de desenvolvimento do câncer de mama e auxilia na perda de peso pós-parto, reduz a incidência de hemorragia pós-parto e consequente internação da mãe na UTI, além de melhorar o vínculo afetivo entre mãe e filho.
Programação:
Mamaço e demais atividades
Data: 20/8
Local: Praça do Cruzeiro
Horário: 8h – 11h
Bate-papo com especialistas ao vivo na Maternidade Brasília
Data: 25/8
Local: Maternidade Brasília
Horário: 17h – 18h
Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCF2AU1zezoEta3YlS4Hz7jA?app=desktop
Webinar desafios da amamentação
Data: 29/8
Local: Auditório do Correio Braziliense
Horário: 15h30
Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCF2AU1zezoEta3YlS4Hz7jA?app=desktop