Ação do Maio Amarelo leva alerta ao público do Parque da Cidade neste sábado (7)
Iniciativa busca conscientizar frequentadores do local quanto à prevenção de acidentes de trânsito
A Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e a Unidade de Trauma do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) promovem, neste sábado (7/5), uma ação integrada pela conscientização quanto ao Maio Amarelo – campanha mundial de conscientização a prevenção ao acidente de trânsito.
Este ano o projeto Maio Amarelo tem como tema “Juntos salvamos vidas.”
Realizada em parceria com Samu, Detran-DF e Grupo Especializado de Atendimento ao Trauma (GEAT), a ação deste sábado vai ocorrer no Parque da Cidade Sarah Kubitschek.
As atividades se iniciam às 8h e seguem até as 12h, no estacionamento 10.
Para Wellington Santos, cirurgião de trauma do HBDF e diretor regional da SBAIT, a iniciativa tem como objetivo levar às pessoas informações de como se prevenir de acidentes.
“Colocar o cinto de segurança durante o início de uma viagem e solicitar que o passageiro faço o mesmo pode fazer a diferença na vida de uma pessoa”, afirma.
“No Hospital de Base, no ano de 2021, foi atendida uma média mensal de 800 pacientes graves, vítimas de lesão no trânsito. Podemos mudar e vamos mudar esta estatística”, assegura o médico.
Já o Detran abordará o tema dos acidentes com ciclistas, parte do grande público do Parque da Cidade, e o Samu apresentará oficinas com simulações sobre primeiros-socorros e retirada da cena. As ligas de emergência e trauma realizarão oficinas em reanimação cardiorrespiratória (RCP) para a população em geral.
Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Iges-DF, gestora do HBDF, explicita a importância destas ações:
“Como o Hospital de Base é uma das maiores referências em traumatologia do Centro-Oeste, temos conhecimento sobre a grande quantidade de vítimas de acidentes de trânsito, muitas vezes evitáveis”, ela diz.
Além disso, acrescenta a diretora, “entendemos a importância fundamental de um primeiro atendimento correto nos primeiros-socorros, e essa ação promove tanto a conscientização quanto informações de como agir.”