DF Legal faz operação de derrubada no Gama
A ação foi executada em dois pontos em cumprimento a uma decisão judicial e uma ameaça de inviabilização da regularização da região
Nessa segunda-feira (2/8), a Secretaria DF Legal realizou a operação Pronto-Emprego para a retirada de edificações irregulares na região da Ponte Alta do Gama.
A ação foi executada em dois pontos em cumprimento a uma decisão judicial e uma ameaça de inviabilização da regularização da região.
No primeiro ponto, houve a tentativa de construção de um condomínio, que já passou por duas operações de demolição e resultou na abertura de um inquérito na Delegacia do Meio Ambiente (Dema). A decisão já foi transitada em julgado.
No local, foram removidos 275 metros lineares de muro de alvenaria, um medidor e seis postes que distribuíam irregularmente energia para as residências, além da apreensão de material de construção, que foi levado para o depósito da DF Legal.
Já o segundo ponto é uma área denominada “centralidade”, conforme previsão na DIUR 05/2018, que dispõe sobre a regularização da Ponte Alta do Gama.
Nessa área, foi demolida uma edificação de madeira com aproximadamente 8m², que servia de depósito para materiais; uma segunda edificação de 1,5m² também em madeira, que servia como banheiro; 80 metros lineares de muros de alvenaria; 150 metros lineares de bases de concreto para a construção e ferramentas, como enxadas, pás, carrinhos de mão, sacos de pregos e luvas.
A ação de governo preventiva tem como objetivo evitar que a ocupação com novas edificações irregulares prejudique o processo de regularização da região, que se estende desde 2001. Caso essas novas construções se consolide, o processo poderá ser todo ele anulado, uma vez que os espaços grilados estão destinados a equipamentos públicos.