14 trabalhadores são resgatados em condição subumana em Sobradinho, no DF

De acordo com os fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, já na próxima semana deve ocorrer o pagamento das indenizações a que os trabalhadores têm direito

Uma operação resgatou 14 trabalhadores mantidos em condições subumanas análogas ao trabalho escravo em Sobradinho, no DF.

O resgate aconteceu entre os dias 6 e 7, durante a Operação Eleutheria, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, em ação conjunta com o Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Defensoria Pública da União.

Segundo a PRF, duas propriedades rurais foram fiscalizadas durante a operação. Todos os 14 trabalhadores resgatados vieram do Ceará para o DF, configurando ainda aliciamento e tráfico humano.

No local, faltava água para os trabalhadores. As instalações elétricas estava com fiação totalmente exposta, havia superlotação dos ambientes e não havia banheiros. A mesma pia em que se manuseava agrotóxicos era utilizada para higiene pessoal dos empregados.

Em ambas as propriedades, a principal atividade produtiva está ligada ao Hortifruti.

Durante as operações, foram presos em flagrante três homens pelos crimes de submissão a trabalho escravo, ou a condição análoga, e tráfico de pessoas, os quais foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal.

De acordo com os fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, já na próxima semana deve ocorrer o pagamento das indenizações a que os trabalhadores têm direito.

Nesta ação, foram empregados 22 policiais rodoviários federais, quatro auditores do Trabalho; um representante do MPT, cinco representantes do MPF, um representante da Defensoria Pública da União e dois agentes da PF.

 

Sair da versão mobile