Tempestade com granizo deixa ruas cobertas de gelo em Curitiba

Na região metropolitana, Campo Largo e Balsa Nova foram as cidades mais atingidas

Um forte temporal com granizo atingiu Curitiba e região metropolitana na manhã desta segunda-feira (16/8). Em algumas localidades, as ruas ficaram tomadas pelo gelo.

No bairro Uberaba, na zona leste da capital, ainda havia granizo acumulado passadas quatro horas do fenômeno. Na região metropolitana, Campo Largo e Balsa Nova foram as cidades mais atingidas.

A Defesa Civil de Curitiba informou que três residências, nas áreas leste e oeste, precisaram ser atendidas com fornecimento de lona plástica. Uma pessoa acamada também teve que ser retirada de casa com a ajuda das equipes diante da iminência de alagamento. Diversos semáforos ficaram apagados por conta da tempestade.

De acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), nas últimas 24h, choveu 38 mm na capital, com registro de rajadas de vento de 17 km/h. O total acumulado no mês de agosto chegou a 77,4 mm, número próximo da média histórica para o período, de 80 mm.

Por conta da chuva e do nevoeiro, logo cedo, ao menos 40 voos foram cancelados ou adiados no Aeroporto Internacional Afonso Pena, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital. A partir de 7h30, os voos passaram a ser operados por instrumentos.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nesta segunda-feira, o tempo continua instável em parte do estado, condição favorecida pela circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera. A condição para chuvas só é menor nas regiões norte e noroeste do Paraná, onde faz calor.

Já nesta terça-feira (17/8), podem ocorrer chuvas isoladas no sudoeste e centro-sul do estado, mas as condições de instabilidade diminuem em praticamente todo o território.

Por Katna Baran

Sair da versão mobile