Suspeito de envolvimento em estupro e morte de jovem indígena é preso no RS – Mais Brasília
FolhaPress

Suspeito de envolvimento em estupro e morte de jovem indígena é preso no RS

Adolescente desapareceu no dia 31 de julho, quando foi vista em uma festa na Vila São João

Polícia Civil suspeita de homícidio no caso da jovem indígena da etnia Kaingang
Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu no domingo (15/8) um homem suspeito de envolvimento na morte de uma jovem indígena de 14 anos em Redentora, no dia 4 de agosto. A adolescente desapareceu no dia 31 de julho, quando foi vista pela última vez em uma festa na Vila São João, no interior do município. Outro investigado também teve a prisão temporária decretada pela Justiça, mas é considerado foragido.

O corpo de Daiane Griá Sales, de 14 anos, foi encontrado em uma lavoura perto da reserva Terra Indígena do Guarita, onde ela morava, localizada na cidade.

Desde o início da investigação a Polícia Civil suspeita é de homicídio, com possibilidade de crime de natureza sexual e ocultação de cadáver.

Entidades indígenas se manifestaram pedindo justiça após a morte da jovem. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Apoie) divulgou uma nota contra o que chamou de “barbárie” contra a jovem. Segundo a entidade, “ela foi encontrada morta em uma lavoura próxima a um mato, nua”. A nota ainda cita lesões graves nas partes íntimas da jovem.

A Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas da Região sul) também se manifestou afirmando que “repudia toda e qualquer violência contra mulheres indígenas e exige que a justiça seja feita a quem cometera tal atrocidade”.