São Paulo vacina 20 mil pessoas com 4ª dose contra Covid em 1 dia
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, na faixa etária de 50 a 59 anos, 14.978 pessoas foram vacinadas até 19h desta segunda (6)
No primeiro dia de aplicação da quarta dose (ou segunda adicional) da vacina contra a Covid-19 para maiores de 50 anos e profissionais de saúde a partir de 18 na capital paulista, 20.961 pessoas receberam o imunizante.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, na faixa etária de 50 a 59 anos, 14.978 pessoas foram vacinadas até 19h desta segunda (6), o equivalente a 1,58% do público elegível, que é de 942.894.
No grupo dos servidores de saúde maiores de 18 anos, houve 5.983 vacinados no primeiro dia –1,21% dos elegíveis (491.596).
Além de pertencer aos grupos mencionados, para receber a quarta dose contra é preciso ter tomado a dose anterior há pelo menos quatro meses.
Os imunossuprimidos precisam apresentar comprovante de condição de risco, como receitas, relatórios físicos ou digitais, fotografia em celular, e outras formas desde que com identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e em validade.
A vacina contra o vírus influenza também está disponível a maiores de 50 anos.
“Essa nova etapa da vacinação reforça as ações da pasta com foco na preservação da estabilidade do cenário epidemiológico especialmente com a chegada do inverno, quando é esperado um aumento de doenças respiratórias, entre elas, a Covid-19”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os megapostos e drive-thrus ficam abertos das 8h às 17h.
O Ministério da Saúde havia liberado a segunda dose adicional da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores de saúde maiores de 18 anos no sábado (4).
Os municípios podem usar os imunizantes da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente das vacinas que a pessoa tenha tomado antes.
Por Patrícia Pasquini