“Se houver amanhã em que não estejamos juntos, você é forte”, diz tiktoker que terá que devolver capivara à natureza

Na última quarta-feira (19) Tupinambá, que foi multado em R$ 17 mil e recebeu um ultimato para entregar o animal

A decisão do Ibama de afastar o tiktoker Agenor Tupinambá, de 23 anos, de sua capivara de estimação – a Filó – está mobilizando a opinião pública, o parlamento e especialistas em meio ambiente. Na última quarta-feira (19) Tupinambá, que foi multado em R$ 17 mil e recebeu um ultimato para entregar o animal, recebeu o apoio de famosos e publicou um texto nas redes sociais.

“Se houve um amanhã em que não estejamos juntos, há uma coisa de que você precisa lembrar. É mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais esperto do que imagina”, postou ele.

Em um post similar, com um vídeo dele acariciando um búfalo, ele complementa: “Este post não é sobre búfalos”. Agenor está proibido de divulgar imagens da capivara Filó. Para finalizar o tributo, ele conclui: “Eu sempre estarei com você”.

Agenor relatou que, desde que foi informado de que terá que se separar de Filó, já teve crises de ansiedade. Ele prometeu recorrer da decisão do Ibama, que deu ao estudante, que cursa agronomia, prazo de três dias para devolver o mamífero a seu habitat natural. Tupinambá ainda foi obrigado a apagar as postagens em que aparece junto de Filó.

O rapaz, que mora numa fazenda em Autazes, no Amazonas, ganhou o apoio, por exemplo, do biólogo Richard Ramussen, que fez uma provocação na web: “Que monstro, que monstro esse cara que desafia o ambiente e, na sua fazenda, convive de forma harmoniosa com uma capivara. Tem que acabar com um cara desses! Tem que acabar com um cara desses!”

Por Fabrício Moretti, do Mais Goiás 

Sair da versão mobile