Saúde admite ineficácia da cloroquina e medicamentos do ‘Kit Covid’
As drogas sempre foram defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também por integrantes do governo federal
O Ministério da Saúde admitiu em um documento enviado à CPI da Covid-19 nesta semana, que a cloroquina e os demais medicamentos do chamado “Kit Covid”, são ineficazes no combate à doença.
De acordo com o documento, “alguns medicamentos não mostraram benefícios clínicos população e pacientes hospitalizados”.
Contudo, as drogas sempre foram defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também por integrantes do governo federal no tratamento precoce da doença.
Entre os medicamentos citados pela Saúde estão a hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente, além da ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe.
As duas notas técnicas que demonstram a ineficácia comprovada dos medicamentos defendidos pelo presidente foram entregues à comissão por um pedido do senador Humberto Costa (PT-PE).
Confira um trecho documento:
“Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”.