PF investiga grupo acusado de enviar drogas para Europa no aeroporto de SP
Policiais cumprem 13 mandados na manhã desta quarta-feira (1º/12)
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º/12), a Operação Lavaggio III, para investigar grupo criminoso acusado de enviar drogas para a Europa por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados, sendo nove de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal em Campinas. Três equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Campinas participam da ação.
As investigações tiveram início a partir da análise de documentos e informações obtidas durante a Operação Overload, deflagrada em outubro de 2020. De acordo com a PF, a atual fase de apuração está centrada em investigados e familiares residentes em Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Tarumã e São Paulo.
Os policiais identificaram movimentações financeiras e aquisições de imóveis incompatíveis com as rendas declaradas, inclusive por meio da utilização de “laranjas” para a ocultação de valores obtidos com o tráfico internacional.
O principal investigado dessa fase foi preso em Indaiatuba (SP), mas está foragido. Ele era responsável pela articulação externa entre traficantes e integrantes do núcleo interno do aeroporto para inserir drogas em aeronaves.
Esse é o quinto desdobramento da Operação Overload, que decorre do trabalho da Polícia Federal em descapitalizar organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas.