PF apura crimes tributários no DF e quatro estados. Prejuízo estimado é de mais de R$ 8 bi
Operação investiga integrantes de grupo empresarial do Nordeste, com atuação em âmbito nacional
A Polícia Federal apura crimes tributários, financeiros, fraude à execução, organização criminosa e de lavagem de dinheiro por parte de integrantes de um grupo empresarial do Nordeste, com atuação em âmbito nacional. A operação deflagrada nesta quarta-feira (5/5) foi batizada de Operação Background.
No total, mais de 240 policiais cumprem as medidas judiciais no Distrito Federal, em Pernambuco, São Paulo, Amazonas e Pará. São 53 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de investigados. Todas as ordens foram expedidas pelo Juíz da 4ª Vara da Justiça Federal, em Pernambuco.
De acordo com a PF, os investigados se organizaram em um esquema para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo-o para os seus sócios e “laranjas”, com a finalidade de eliminar tributos e direitos trabalhistas de centenas de empregados, causando prejuízo aos cofres públicos e aos trabalhadores apurado em mais de R$ 8 bilhões.
A equipe de investigação busca recuperar o patrimônio desviado e ocultado pelos integrantes da organização criminosa. Segundo a PF, o objetivo não é só reparar o dano patrimonial causado aos cofres públicos, mas, principalmente, liquidar os créditos trabalhistas de centenas de empregados que ficaram no prejuízo sem receber salários e outros direitos trabalhistas.